Publicada em 20 de Fevereiro de 2016 �s 08h06
Diversas escolas da rede pública estadual de ensino iniciaram o primeiro período letivo de 2016, mesmo com as negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) e o Governo do Estado. Os sindicalistas cobram um aumento imediato de 11,36% no salário dos professores. O Governo já paga acima do piso nacional do magistério, que atualmente está em R$ 2.136,00, e propõe dar um aumento parcelado em três vezes.
Uma das escolas que iniciaram as aulas foi o Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves. A escola que é referência em todo o mundo teve seu primeiro dia de aula na quarta-feira (17) e tudo transcorre normalmente.
O período letivo também iniciou no Liceu Piauiense. Após receber uma ampla reforma e ter sido entregue à comunidade no final de 2015, os alunos começam a usufruir de um espaço moderno e dotado de equipamentos educacionais que contribuirão em muito no aprendizado.
Nas escolas Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP Leonardo das Dores, em Batalha; João Henrique, em Teresina; e Raul Sérgio, em Simões, as aulas também transcorrem normalmente.
A secretária da Educação, Rejane Dias, pede a compreensão e a sensibilidade dos professores que ainda não retornaram ás salas de aula, que o façam enquanto durem as negociações com o Sinte, para que os alunos não sejam prejudicados.