Publicada em 18 de Março de 2014 �s 11h25
Já virou rotina para muitos estudantes acordar, pegar o ônibus, ir para a escola e só voltar no fim do dia. Em dois turnos, com 9 horas diárias e 45 horas semanais, aprendem várias disciplinas, fazem cursos técnicos, praticam esportes e ainda mantêm uma dieta balanceada importante para o crescimento e funcionamento do corpo e da mente.
Este modelo tem sido um dos grandes responsáveis pelo salto de qualidade na educação piauiense. De acordo com o Censo Escolar de 2013, o Piauí atende 10 mil estudantes na modalidade ensino integral, um crescimento de 11,5% nas matrículas no Ensino Fundamental de Tempo Integral, sendo que no Nordeste, além do Maranhão e Ceará, se destaca o Piauí com o acréscimo de 162,73% na matrícula final.
De acordo com o governador Wilson Martins, o investimento em educação está transformando o estado e vai continuar transformando por décadas. “A nossa meta tem sido fortalecer a educação em todo o Piauí. Não tenho dúvidas que todo desenvolvimento começa através da educação. Por isso, temos investido na permanência do aluno na escola, com programas importantes como a construção de escolas de tempo integral, Mais Saber, Ensino Médio Inovador e muitos outros”.
A educação de ensino em tempo integral ou com jornada ampliada cresce a cada mês, hoje o Piauí conta com mais de 350 escolas com ensino ampliado e mais 34 escolas estarão prontas para a modalidade até o fim do ano.
"O Tempo Integral é a proposta mais consolidada de um ensino educacional completo, a proposta é voltada para o crescimento qualitativo do desempenho dos alunos, através de atividades diferenciadas e práticas, que ampliam a jornada escolar para sete ou nove horas diárias", lembra o secretário da Educação, Átila Lira.