Publicada em 28 de Fevereiro de 2014 �s 16h05
Em clima de carnaval, os alunos de escolas de tempo integral da rede pública de ensino realizaram manifestações culturais para comemorar a data. Algumas escolas ganharam decoração temática e desenvolveram atividades pedagógicas sobre o período carnavalesco.
No Centro de Ensino Profissional de Tempo Integral – Cepti Gov. Dirceu Mendes Arcoverde, localizado na zona Leste de Teresina, as aulas aconteceram normalmente até às 10h da manhã desta sexta-feira (28). Já, o segundo horário foi destinado para a realização da festa, que envolveu toda a escola. Entre desfiles e apresentações musicais, os 613 estudantes atendidos pela escola tiveram a oportunidade de se divertir e aproveitar um carnaval seguro.
“A gente aproveitou a data para organizar esse evento com o objetivo de dar boas-vindas aos novos alunos da escola. Festejar o carnaval foi uma forma que encontramos para acolher os nossos colegas”, afirma a estudante do 2º ano, Beatriz Marinho.
O momento de descontração contou com a presença da bateria e uma escola de samba de Teresina, que empolgou os alunos com o som dos tambores. A escola Gov. Dirceu Mendes é destaque na formação profissional dos jovens da região. Lá, são oferecidos cursos técnicos nas áreas de contabilidade, geoprocessamento, edificações e segurança do trabalho.
Já no Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral - Cefti Pequena Rubim, na zona Norte da Capital, a festa começou cedo e reuniu toda a comunidade escolar. De acordo com a diretora Francisca Viana, o evento faz parte de um dos projetos do Programa Mais Educação. “Nós recebemos os instrumentos musicais da Secretaria Estadual da Educação e montamos a banda da escola. Hoje, os alunos são os responsáveis pela música, mostrando que estão em dia com o projeto. Esse momento de integração é muito importante para a melhoria dos trabalhos aqui no Cefti”, frisa.
Atualmente, o Cefti Pequena Rubim atende 457 alunos na modalidade Tempo Integral. Durante a manhã, foram realizadas atividades como apresentações de frevo, blocos carnavalescos e outras danças. Segundo Natan Mesquita, de 12 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, a música faz parte da sua vida. O jovem conta que começou tocar tambor desde os 7 anos de idade. “Eu toco na banda aqui da escola. Sempre gostei de música e sou feliz por poder aprender mais aqui no projeto da escola”, destaca.
O Cefti Pequena Rubim recebeu investimentos do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Quadra poliesportiva, equipamentos e a climatização são alguns das melhorias feitas na escola para garantir mais conforto e qualidade aos trabalhos de ensino e aprendizagem. “O secretário Átila Lira tem nos dado todo o apoio. Sempre que precisamos de suporte, somos prontamente atendidos”, concluiu Francisca Viana.