Publicada em 16 de Janeiro de 2013 �s 17h49
As escolas estaduais das zonas Leste e Norte de Teresina iniciam o período de matrículas para o ano letivo 2013 com grande procura. Bons resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Ideb (Índice Educacional da Educação Básica), entre outros fatores, atraem cada vez mais o jovem à escola pública que vem a cada dia oferecendo um ensino de mais qualidade, com programas inovadores.
Uma dessas escolas é a Unidade Escolar Professor José Amável, bairro São Cristóvão. Com cerca de mil alunos matriculados em 2012, a direção da escola espera chegar aos 1.500 este ano devido aos bons resultados que vem obtendo.
"Temos uma escola toda climatizada, biblioteca, quadra sendo coberta e professores compromissados com a aprendizagem dos nossos alunos. Temos ótimos programas como o Pronatec e o Ensino Médio Inovador, além de bons índices educacionais, tendo alcançado 247 pontos no Saepi (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí), acima da média estadual que foi de 242 pontos". É o que relata o diretor da escola, Luis Carlos Vieira.
Iarena Rocha, mãe da jovem Laiana Rocha, veio do bairro Pedra Mole efetuar a matrícula de sua filha no 1° ano do Ensino Médio da escola José Amável.
"Já tenho uma filha estudando aqui e sei da qualidade dessa escola. Quero que elas aproveitem essa oportunidade para terem um futuro melhor através da educação", disse a mãe.
Já o aluno do 3° ano, Luno Jardel (17 anos), comemora sua aprovação para o curso de Matémática (UFPI), agradecendo o compromisso de todos da escola na formação dos alunos.
"Apesar da greve dos professores não fomos prejudicados, tivemos todas as aulas repostas. Esse compromisso da escola e a qualificação dos professores me ajudaram em muito na aprovação do vestibular, demonstrando que se o aluno tiver força de vontade ele vai encontrar também um ensino de qualidade que o leve a novas conquistas", frisa Jardel.
Na Unidade Escolar Professor Antonio Tarcisio, Vila Santa Bárbara, as aulas de 2012 ainda não acabaram, mas o calendário adaptado está sendo rigorosamente cumprido, é o que explica a diretora.
"Aqui teremos aulas do ano letivo passado até fevereiro, mas já temos um cronograma de matrículas pronto para atender nossos 1.100 aluno e outros novos. Melhoraremos também a estrutura com duas novas quadras cobertas, vestiário, refeitório laboratório de ciências e 4 novas salas de aula para atender melhor essa região tão carente", diz Maria José Viana, diretora da escola.
As matrículas da rede pública estadual acontecem até a próxima sexta-feira (18) e os interessados devem procurar a escola mais próxima, munidos da documentação necessária para efetuar o cadastro do aluno na série desejada e garantir o ingresso aos estudos no ano letivo de 2013.