Publicada em 15 de Janeiro de 2016 �s 12h44
A Escola Técnica do SUS/Piauí (ETSUS/PI) iniciou, nessa quinta-feira (14), as aulas de capacitação em urgência e emergência nos municípios de Floriano, Bom Jesus, Oeiras, Valença, Picos, Uruçuí e São Raimundo Nonato. Serão capacitados, nesse primeiro momento, 590 auxiliares e técnicos de enfermagem dos serviços de urgência e emergência e condutores de ambulâncias.
Segundo a coordenadora da ETSUS/PI, Josellia Moreira, “o curso objetiva capacitar os profissionais que atuam na assistência às urgências e emergências pré-hospitalar e hospitalar dos municípios piauienses, preparando-os para reconhecer e prestar os primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência, com vistas a prevenir falhas evitáveis e diminuir a morbi-mortalidade relacionadas à imperícia, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde”.
Para a coordenadora Sara Rodrigues, “ações como essa são essenciais porque visam interligar os vários aspectos de atendimento para que cada um saiba exatamente o procedimento realizado em cada etapa e possa, dessa forma, dar continuidade eficiente à ocorrência, diminuindo assim o risco de morte ou sequelas”.
Durante o curso, serão abordadas algumas temáticas como: política de Saúde em Emergência, Biossegurança, Atendimentos e Agravos Clínicos em Urgência e Emergência, dentre outras. O curso será ministrado às quintas e sextas, com duração de sete meses.
Nos municípios de Teresina, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba, as aulas terão início no mês de julho.