O Instituto Dom Barreto, escola particular de Teresina, suspendeu as aulas após um professor testar positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada ao G1 pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe-PI) nesta sexta-feira (23). O colégio ainda não se posicionou sobre o caso.
Alunos do 3° ano do ensino médio voltaram às salas de aula na última segunda-feira (19), após quase sete meses afastados das escolas, por conta da pandemia de coronavírus.
Antes da volta às aulas, os profissionais da unidade foram testados. Segundo o Sinepe, o professor testou negativo para a doença, entretanto, logo depois, ele apresentou os sintomas e refez o exame, que apontou a infecção do novo coronavírus.
“É um procedimento normal. Todas as vezes que surgir alguém, o protocolo manda que as aulas sejam suspensas por pelo menos três dias. Isso vai acontecer com várias escolas”, afirmou o presidente do Sinepe, Marcelo Siqueira.
Profissionais da educação infectados
Antes da volta às aulas, os profissionais da educação foram testados. Segundo o presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Piauí (Sinpro), Jurandir Soares, 13 professores e auxiliares testaram positivo para o novo coronavírus.
“Essa triagem foi muito importante. Soubemos que muitos colégios estão com protocolos muito bons”, disse o docente.
Mas o sindicalista destacou que a categoria está atenta para verificar se os estabelecimentos de ensino estão seguindo o protocolo. “Alguns colégios estão com protocolos, porém, nós ficamos atentos, porque o Ministério do Trabalho poderá atuar caso a escola não siga o protocolo ou o acordo de testagem dos professores”, afirmou.