Publicada em 11 de Maio de 2015 �s 15h07
Projetos de dança, leitura e acompanhamento pedagógico com aulas de reforço e aplicação de provas simuladas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são algumas das ações desenvolvidas pela Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizada na zona Leste de Teresina.
Atualmente, com 419 alunos, a instituição tem laboratório de informática, biblioteca, quadra coberta em fase final de acabamento. "Somos muito procurados por conta dos bons resultados que alcançamos. As atividades desenvolvidas durante todo ano trazem vida à escola, promovem a participação dos alunos, desperta o gosto pelos estudos e garante a valorização das práticas propostas pela instituição”, diz a coordenadora da escola Francisca Veloso.
Um dos métodos usados pela escola para atrair o interesse do aluno é unir aulas teóricas e práticas. Além das aulas clássicas de matemática, por exemplo, os alunos estudam no laboratório de informática para que possa construir o conhecimento por meio de situações-problema. "Um dos caminhos seguidos pelos professores para garantir a fixação do conteúdo é a partir do concreto para o abstrato", explica Francisca Veloso.
Outro projeto que teve como objetivo integrar as diversas disciplinas de forma prática foi o "Dançando na Escola", realizado em 2014. No projeto foram escolhidos alguns países para que os 282 alunos, dos três anos do ensino médio, apresentassem trabalhos das mais diversas disciplinas. Em educação física, os estudantes criaram coreografias, em língua portuguesa, os alunos criaram poemas, paródias e acrósticos e confeccionaram cadernos de receitas dos países. Eles também estudaram a influência do inglês em cada nação (língua inglesa), produziram cartazes relacionados à história e à cultura (artes), abordaram aspectos físicos e políticos (geografia), históricos, econômicos e sociais (história). “As escolhas foram feitas a partir de países que foram sede de edições da Copa do Mundo e cada turma ficou encarregada de um país”, destaca a professora.
Outro projeto de grande importância na escola é o de leitura que foi criado para desenvolver nos estudantes o gosto e o hábito de ler. No projeto, cada aluno lê um livro por mês, sobre temas diversos, depois apresenta a obra aos colegas em rodas de conversas por meio de poemas, desenhos e apresentações músicas, danças e dramatizações. A cada mês é definida uma nova técnica de apresentação. Aprovação O acompanhamento pedagógico, com aulas de reforço para os alunos que tem dificuldades de aprendizagem, serve para complementar, de forma atrativa, os conteúdos oferecidos em sala de aula. “Vários alunos estavam com notas baixas, mas com o estudo no contraturno conseguiram superar as dificuldades”, ressalta a supervisora.
De acordo com Francisca, os alunos do terceiro ano que participaram do projeto de aulas preparatórias para o Enem também conseguiram bons resultados. Vários estudantes obtiveram aprovação em vestibulares de universidades públicas ou conquistaram bolsas em instituições particulares.