Publicada em 15 de Agosto de 2013 �s 11h41
O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) - João Henrique de Almeida Sousa realizou, na manhã desta quinta-feira (15), o I Fórum Estadual de Tecnologia e Meio Ambiente no Cine-Teatro da Assembleia.
Para a professora de informática do Cemti, Francisca Joana de Sá, esse é o momento de apresentar o resultado de meses de trabalho. “Passamos três meses discutindo os temas: meio ambiente, sustentabilidade e conscientização dentro da escola, chegamos à reta final desta sua terceira etapa com muito conhecimento a ser compartilhado com a sociedade”, explica a professora.
O fórum vem com objetivo de discutir uma coleta diversificada dos resíduos sólidos eletrônicos. “A contribuição que a Escola quer dar é para que a sociedade tenha esse serviço efetivado, para que esses resíduos sejam enviados para onde ele deve realmente”, diz Gedeão Machado, diretor do Cemti.
O secretário estadual das Cidades, Merlong Solano, esteve presente no evento. “A escola é mais que a sala de aula, a visão de mundo e a formação se têm dentro e fora da escola, o ensino de tempo integral veio para dar oportunidade de formar cidadãos e, principalmente, fazer atividades extraclasse de maneira orientada e com temas positivos”, frisa.
Milena Santila é aluna do 2ª ano, uma das 20 concorrentes da Escola ao Parlamento Jovem, e defende o projeto sobre o sistema de armazenamento de água das chuvas. “Estou muito feliz em poder estar concorrendo a uma vaga no Parlamento Jovem e, hoje, neste fórum, poder falar um pouco sobre meu projeto aos meus amigos”, fala.
Rafael Lopes, também é aluno do Cemti e um deputado Jovem, ele tem 18 anos e defendeu o projeto Cidadania Eco-Resotrônica. “Estou emocionado, hoje, estamos colhendo mais uma vitória que não é só minha mas de toda a nossa Escola”, declara Rafael.
O Fórum está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (Seduc), Secretaria de Cidades, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e comerciantes.