Publicada em 17 de Outubro de 2013 �s 16h05
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil ganhou mais seis alunos nesta quinta-feira (17). Os jovens piauienses foram recepcionados pelos colegas que vão acompanhá-los nos próximos 8 anos. Provenientes de escolas da rede estadual, Iury dos Santos, Alexsandro Pereira, Antonia Vitória, Thacyane Stefany, Kauane Rocha e Izabela Andrade foram selecionados dentre quase mil que buscavam o sonho de ingressar na única representação da escola fora da Rússia. “Esse é meu sonho e estou preparada para um novo desafio”. Foi assim que a jovem Thacyane Stefany de Sousa Lopes, 10 anos, definiu a oportunidade de entrar na Escola Bolshoi. Thacyane é aluna da 4º série do ensino fundamental da Unidade Escolar Martins Napoleão. "Fui incentiva pela diretora da escola, fiz o teste e meus pais me deixaram viajar", diz a estudante.
A coordenadora do Programa Mais Educação, Sylvya Suzane, acompanha esses alunos em sua adaptação, tendo participado de todo o processo de busca dos novos talentos de 9 a 11 anos de idade. "A escola é essencial em toda a caminhada do aluno até que seja selecionado. Ela é a responsável por instigar e convencer alunos e pais de que a arte é promissora. Os monitores dos programas Mais Educação e Escola Aberta também contribuem nesse impulso, assim nascem grandes artistas", declara a coordenadora da Seduc.
Em Joinville foram recepcionados por Maria do Socorro Nogueira da Cruz, mãe social responsável por receber os piauienses. Segundo ela, a chegada deles garante a continuidade do projeto. “É uma alegria recepcioná-los e é o sonho sendo renovado. É um recomeço com os novos alunos, ainda mais que percebemos que existem mudanças tanto na vida deles como na família, que fica em Teresina”, afirma.
Os piauienses já formados pelo Bolshoi estão espalhados pelo mundo em companhias de dança no Canadá, Estados Unidos, no Rio de Janeiro, escolas de Teresina e do próprio Bolshoi.
Escola Bolshoi A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.
Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no Norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi, Vladimir Vasiliev; o prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.