Publicada em 17 de Maio de 2016 �s 08h28
Perpassando gerações, tocando e fazendo tocar melodias genuinamente piauienses, a Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz celebra, neste mês de maio, 35 anos de história. Professores, músicos e convidados se apresentam às terças, até o dia 31 de maio. Nesta terça-feira (17), quem se apresenta é a violonista e professora da escola, Wânia Sales.
Com apresentações gratuitas realizadas às terças-feiras, das 17h50 às 18h10, o público poderá conferir apresentação de artistas locais com repertório e estilos variados. Os concertos ocorrem no auditório da escola - nomeado de Reginaldo Carvalho, em homenagem ao professor fundador da casa.
“No decorrer desses 35 anos, a Possidônio Queiroz formou muitos músicos e contribuiu para o fortalecimento da produção artística local. As festividades marcam a importância dessa escola e tudo o que ela representa para a sociedade teresinense, piauiense e brasileira”, rememorou o ex-aluno e atual coordenador pedagógico da instituição, Paulo Queiroz.
Na programação desta terça, a música e professora Wânia Sales vai emocionar o público ao som do violino. No dia 24 de maio é a vez dos professores Luciano Azevedo e Ramon Pessoa mostrarem o talento piauiense em um inesquecível concerto de piano. Para fechar a programação de aniversário em grande estilo, é a vez do Quarteto de Saxofone subir ao palco e contagiar os presentes. As apresentações ocorrem das 17h50 às 18h10. A entrada é gratuita.
A Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz lança por ano dois períodos para inscrições, em janeiro e em junho. A partir da primeira semana de julho deste ano, a escola deve tornar público o calendário de matrículas. Para mais informações, a instituição disponibiliza o telefone (86) 3221-6367.
Possidônio e a melodia da memória
Músico e beletrista de Oeiras, Possidônio Queiroz (1904-1996) é reconhecido por críticos renomados como um dos grandes flautistas do Brasil, comparado a notáveis musicistas do gênero no cenário nacional e mundial. Filho de agricultores piauienses, Possidônio foi um dos protagonista da cena artística local e deixou importantes legados para a história da música no Piauí. O compositor piauiense também foi sócio-fundador do Instituto Histórico de Oeiras.