Publicada em 04 de Agosto de 2013 �s 11h48
Mais oportunidade de qualificação profissional e ampliação de conhecimentos. Esses são alguns dos benefícios que a nova Escola Agrotécnica Jandira Nunes Martins vai possibilitar aos estudantes de Santa Cruz do Piauí e de toda a região. O prédio amplo, moderno e equipado foi inaugurado na tarde do último sábado (3), pelo governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação, Átila Lira.
O novo espaço de ensino vai oferecer cursos técnicos nas áreas de agropecuária, agroindústria, informática, zootecnia e administração. A jovem Teresa Moura, 15 anos, diz que a nova escola vai ajudar na sua formação e preparo para o mercado de trabalho.
“Ter uma escola como essa é muito bom. Nós ganhamos uma nova chance de continuar os estudos sem precisar sair da nossa cidade. Quero estudar aqui e fazer o curso técnico em informática para depois trabalhar e ajudar minha família”, afirma Teresa.
O prédio conta com quatro salas de aula, laboratórios de informática, agroindústria e agropecuária, além de alojamentos para alunos e professores, refeitório, biblioteca, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta, quatro aviários e pocilga. Essa estrutura é preparada para abrigar 80 alunos em regime de internato e tem capacidade para atender aproximadamente quinhentos estudantes.
“É uma satisfação estarmos entregando essa obra que certamente vai contribuir muito para a geração de emprego e renda aqui na região de Santa Cruz. Essa escola irá formar grandes profissionais, pois os cursos ofertados irão ajudar na qualificação da nossa gente, tornando-a mais preparada e capacitada para o ingresso no mercado de trabalho”, destaca o governador Wilson Martins.
A Agrotécnica Jandira Nunes possui uma área de 16 mil m², o que possibilita também a criação de hortas e projetos de irrigação para ajudar no fortalecimento da agricultura familiar. Para entregar para a população uma obra de qualidade e devidamente equipada para os trabalhos de ensino e aprendizagem, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), investiu cerca de R$ 2 milhões na construção da nova escola.
De acordo com o secretário Átila Lira, a expansão da educação profissional vem acontecendo no Estado de forma acelerada. “Estamos investindo na qualificação dos nossos jovens e isso reflete na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. A Educação tem o papel de transformar a vida das pessoas e essa escola agrotécnica vai desempenhar esse papel, dando oportunidade para todos aqui de Santa Cruz e região”, ressalta.
A climatização também faz parte da estrutura oferecida no Jandira Nunes e faz parte da política de melhoria dos ambientes escolares que o Governo Estadual adotou e vem implantando nas escolas da rede pública em todo o Piauí.