Publicada em 08 de Novembro de 2013 �s 10h46
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, participou na noite dessa quinta-feira (7) da abertura do I Seminário Piauiense de Gestão em Saúde. O evento é uma promoção do Unimed, com parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e com a Prefeitura de Teresina. Entre outros assuntos, o encontro visa debater e apontar soluções para uma gestão hospitalar de qualidade, que foque no melhor e mais eficaz atendimento ao paciente e que acompanhe o desenvolvimento das novas tecnologias.
A programação do Seminário conta com atividades durante toda esta sexta-feira (8) e sábado (9) até meio-dia. Médicos dos maiores hospitais do país participam do evento como conferencista, ministrando palestras que giram em torno da qualidade e segurança assistenciais, da responsabilidade civil hospitalar e dos médicos, além de outros assuntos pertinentes à gestão, como o financiamento da assistência à saúde.
“Pretendemos com este evento buscar mais conhecimento sobre a gestão de saúde de outros estados e poder aplicá-las aqui no Piauí. Além disso, os avanços tecnológicos são crescentes e é preciso ter conhecimento dessas demandas, daí a importância de mantermos um elo entre as ações por parte dos órgãos públicos e da área privada, avaliando, também, seu custo-benefício, já que os investimentos nesse setor são altos”, avaliou o coordenador do evento, o médico Valdeci Carvalho.
Na noite dessa quinta-feira, durante a solenidade de abertura, o secretário de Saúde, Ernani Maia, deu boas vindas aos participantes e aos palestrantes do Seminário. Na oportunidade, destacou a iniciativa como fundamental para a implantação de ações que tragam melhoria no atendimento dos hospitais da capital e do interior.
“A iniciativa deste grupo piauiense (Unimed) tem total apoio da Sesapi. É claro que o poder público, sozinho, não pode resolver todos os problemas existentes nos hospitais do Estado, mas, se pegarmos exemplos das parcerias público-privadas de outros estados, acredito que num curto intervalo de tempo podemos implantar no Piauí uma saúde exemplar”, destacou o secretário.
Ernani Maia também aproveitou a oportunidade para elogiar os profissionais que atuam dentro do Sistema Único de Saúde. Em um breve resumo histórico, o gestor reconheceu que os recursos para a saúde pública em todo o país ainda são poucos e que, por isso, os serviços dependem de parcerias para que os atendimentos possam contemplar a maior parte da população.
“Por conta disso é preciso trabalhar com determinação quando se quer pensar no coletivo e é isso que o Governo do Estado vem fazendo: trabalhando dentro dos eixos relacionados à técnica, à ética, ao afeto e ao olhar. Esse é nosso desafio à frente da Sesapi: levar um atendimento melhor e a um maior número de pessoas”, disse o secretário.
Após a solenidade de abertura, a noite foi encerrada com a apresentação da Cantata Gonzaguiana, com João Cláudio Moreno e a Orquestra Sinfônica de Teresina.