Publicada em 17 de Outubro de 2014 �s 08h36
O violonista Erisvaldo Borges volta ao Theatro 4 de Setembro, nesta segunda-feira (20), a partir das 19h, dentro do Projeto Prata da Casa, realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac).
No repertório, ele executará músicas de compositores consagrados como Johann Sebastian Bach , J. C. W. Gluck, Isaac Albeniz, Georges Bizet, Ernesto Nazareth, Scott Joplin e ainda músicas de sua autoria, como Braisa e Flor, Frevo, Iasmine, Arairarruana, Canção para Sophia e Madeira Cortada.
Professor de violão do IFPI, Erisvaldo é autor de mais de 400 composições, 10 CDs, cinco livros e já se apresentou em todas as regiões do Brasil, nos Estados Unidos e ainda na Venezuela, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador e Honduras.
Algumas de suas apresentações foram transmitidas por estações de rádio e emissoras de TV Nacional. Já dividiu palco com os violonistas Yamandu Costa, Turíbio Santos, Carlos Barbosa-Lima, Nonato Luiz, Marco Pereira, Guinga, Hélio Delmiro, Henrique Pinto, entre outros. É também o autor da melodia do Hino de Teresina.
Formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), o seu aprendizado musical e violonístico iniciou em 1987 e se deu por conta própria, orientando-se por livros e gravações. Entre 1994 e 1997, participou de alguns workshops de violão em Brasília, São Paulo, Londrina e Porto Alegre.
Em sua carreira, idealizou e criou o Festival Nacional de Violão do Piauí, onde coordenou até a sétima edição. Criou também os projetos Musicalizando e Violão na Escola, que atendiam a mais 800 crianças e adolescentes da periferia de Teresina e a partir dessa iniciativa surgiu a Orquestra de Violões de Teresina.
A partir de junho de 2010 ocupa o cargo de professor efetivo da cadeira de violão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) em Teresina.
Atualmente, desenvolve o projeto de transcrição para violão solo das 15 Invenções a duas vozes de Johann Sebastian Bach, trabalho que chamou a atenção da Marshall University, EUA, onde esteve no mês passado para realizar uma palestra sobre o tema, uma masterclass e um recital. O violonista também está envolvido na publicação de seu sexto livro de partituras e a gravação de um CD com obras de J. S. Bach.
Entre os CDs gravados estão: Estação das Cordas, Paisagem, Étnico, Estação das Cordas II, Além da Fronteira - Estação das Cordas 1 - Edição Ampliada, Elegia, Zênite, Nascente, Estação das Cordas 3.