As prefeituras de Teresina e Timon firmaram um acordo para montar barreiras de fiscalização nas pontes da Amizade e Metálica durante o período de quarentena, com o objetivo de identificar possíveis casos suspeitos da Covid-19. No entanto, a equipe da TV Clube flagrou na tarde desta segunda-feira (6) que nenhum agente estava no local realizando as abordagens.
Em nota, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) afirmou que as abordagens são feitas por meio do um revezamento e não explicou porque a barreira não foi montada na tarde desta segunda-feira (6). Segundo a Prefeitura de Timon, as barreiras acontecem das 7h às 9h , depois de 11h às 13h, encerrando entre 16h e 18h.
De acordo com o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, a intervenção tem como objetivo controlar o fluxo de pessoas. “Em dias de revezamento estamos na Ponte da Amizade e na Ponte Metálica, realizando a intervenção e verificando se as pessoas que estão dentro do veículo apresentaram algum sintoma do coronavírus”, afirmou.
Barreiras também vão ser montadas nas divisas dos estados do Piauí e Ceará. Na quinta-feira (2) o Governador Wellington Dias assinou a portaria que determina a suspensão de serviços de transporte intermunicipal entre os dias 6 e 12 de abril
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.