Publicada em 20 de Junho de 2013 �s 16h47
Técnicos de certificação dos ministérios da Saúde e Educação visitaram a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), com o objetivo de analisar a instituição como hospital de ensino, em consonância com a portaria Interministerial do MEC e MS. A equipe, composta pelos médicos Paulo Almeida, representante do Ministério da Educação e Jairo Cabral, representante do Ministério da Saúde, se reuniram com integrantes da direção da casa, diretores clínicos, direção administrativa, chefe de enfermagem, coordenador de ética e pesquisa e representantes das secretarias municipal e estadual da Saúde.
A equipe percorreu as principais instalações do hospital seguindo preferencialmente o fluxo de entrada de pacientes. Foram realizadas três reuniões, primeiramente com os docentes e preceptores da MDER. A pauta do encontro foi a estrutura da maternidade com relação ao trabalho de formação de profissionais. Para a maioria dos docentes e preceptores, a casa apresenta estrutura adequada para o ensino.
“Hoje contamos com uma ótima estrutura. É uma evolução. A criação do instituto de perinatologia, as reformas das alas do hospital tudo isso reflete positivamente no nosso trabalho enquanto docente. A medida que a estrutura vai melhorando, o nosso trabalho vai tendo mais reflexos positivo e podemos, assim, repassar os conhecimentos para nossos alunos da melhor forma possível”, disse a médica Mariza Pereira.
Uma das reuniões aconteceu com os estudantes e residentes da maternidade. “Fizemos alguns pedidos, porque sabemos que a Maternidade pode melhorar ainda mais, mas também fizemos elogios. Aqui na Maternidade nós aprendemos muito, a casa nos proporciona contato com diversos tipos de partos, sempre com acompanhamento de um profissional, isso nos dá muito mais conhecimento na área” afirmou o estudante José Victor.
"Eu já estive aqui em 2002 e a maternidade evoluiu muito. Gostei muito do que vi, especialmente do setor do Instituto de Perinatologia, que é uma parte bastante acolhedora e também tenho que elogiar a transformação, que ainda esta em curso, da unidade particular de atendimento. É assim que as maternidades devem funcionar, todos merecem atendimento de qualidade”, disse o médico e representante do Ministério da Saúde, Jairo Cabral. Para o representante do MEC, a MDER também apresentou, de modo geral, uma estrutura bastante positiva. “Nossa visita é para ver se a maternidade mantém condições de exercer o papel de Hospital de Ensino. Na minha visão, a Evangelina Rosa esta apta sim. Claro que sempre temos que melhorar, os alunos fizeram alguns pedidos e eu já conversei com a direção sobre isto. É bom ressaltar queos estudantes fizeram muitos elogios. Conversei com os três públicos, docentes, alunos e direção, e pude constatar que a maternidade esta cada vez melhor no quesito estrutura física e também na parte de equipamentos. Eu elogio, sobretudo, o setor do ambulatório que é bem limpo, amplo e possui equipamentos modernos”, conclui o Paulo Almeida.
O diretor da maternidade, Francisco Martins, disse estar satisfeito com os resultados da visita. “A estrutura da nossa casa esta cada vez melhor, adquirimos equipamentos mais modernos e queremos melhorar. Atualmente estamos fazendo uma reforma no banco de leite. Penso que com estas melhorias o reflexo no atendimento é sempre positivo, penso também que com a construção de uma nova maternidade, que é um dos planos do governo estadual, o fluxo de paciente tende a diminuir aqui na MDER e como nossa estrutura está melhor, a diminuição do fluxo vai nos permitir um atendimento cada vez mais personalizado”, concluiu o diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, drº Francisco Martins.
A visita de certificação do Ministério da Saúde e da Educação é feita a cada dois anos.