A Consultoria em Manufatura Avançada realizada pelo Departamento Regional do SENAI Piauí, na indústria de laticínios Leite Longá, da cidade de Parnaíba foi uma das experiências exitosas de todo o Brasil, apresentadas no SUMMIT SENAI 4.0, evento que acontece durante o 8° Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo.
O consultor do SENAI PI Paulo Pires, acompanhou o empresário Thiago Rodrigues dos Santos Neres da Indústria Longá, representante do Piauí durante o evento; onde recebeu monção honrosa do SENAI Nacional pelo case: Leite Longá rumo à indústria 4.0. Ao todo foram selecionados 40 cases de sucesso do programa realizado em todo o país.
A consultoria integra os processos do Programa Indústria Mais Avançada, Introduzindo técnicas da Manufatura Avançada/Indústria 4.0 em pequenas e médias empresas. No Piauí foi realizada em parceria com o SENAI/DN, através do Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA).
De acordo com o consultor do Programa, Paulo Sérgio Pires. “Esse programa é a continuidade do Programa Indústria mais Produtiva (Manufatura Enxuta), composto por uma plataforma de competência e métodos de consultoria em digitalização e conectividade, com foco na sustentação e melhoria dos resultados alcançados após a primeira intervenção em manufatura enxuta”.
A consultoria proporcionou para a empresa o acompanhamento da produção em tempo real, diretamente do smartphone. Para isto, as empresas precisam ter uma evolução tecnológica para conseguirem ser mais ágil mais produtiva e mais avançada.
A empresa obteve os benefícios: Informações do processo em tempo real; possibilidade de tomada de decisão preventiva, não somente reativa; gestão do processo produtivo descentralizada; relatórios padronizados e customizados de acordo com as necessidades da direção e gerência da fábrica.
Larissa Teixeira - Ascom FIEPI