Entidades como a CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) ; DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade Federal do Piauí e Famepi (Federação da Associação de Moradores do Estado do Piauí) promoveram na manhã desta quarta-feira (07) manifestações a favor da aprovação do projeto do senador Wellington Dias (PT), pela divisão dos royalties de exploração do pré-sal.
Pela proposta, já aprovada pelo Senado, e em tramitação nas Câmara dos Deputados, os municípios ficam com 40% dos royalties, a união com 40% e os estados confrontantes, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com 20%.
O presidente da CPT no Piauí, Elton Arruda, afirmou que na manifestação, realizada na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina, foi iniciado abaixo assinado para mobilizar a sociedade e fazer pressão no Congresso Nacional, no sentido do Piauí participar da divisão dos royalties do pré-sal.
“Nós vamos continuar com a coleta de assinaturas nas sedes das entidades, estamos distribuindo os formulários assassinados para vários municípios. Temos pessoas em Parnaíba, outros sindicatos já passaram para pegar, queremos distribuir os formulários em dezenas de sindicatos, e em mais de 120 associações de moradores. A partir de agora a palavra de ordem é coletar assinaturas e mobilizar o povo”, falou Elton Arruda.
As entidades querem coletar cem mil assinaturas no Piauí.