Publicada em 18 de Junho de 2013 �s 18h08
Interessante e diferente. Foi assim que a professora norte-americana, Erica Schmee, definiu o ensino no Colégio Estadual Zacarias de Góis Liceu Piauiense, em Teresina. As professoras Erica e Tami Ewell estão visitando o Piauí dentro do programa "Teachers for Global Classrom" (Professores para Salas de Aula Globais), do departamento de ensino dos Estados Unidos. Doze professores foram selecionados para conhecer o ensino no Brasil e estão visitando os estados de São Paulo, Brasília, Espírito Santo, Paraná e Piauí.
No Piauí, o Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José foi escolhido para receber as professoras americanas. Através dele, as docentes estão conhecendo outras escolas piauienses. O diretor do Centro Cultura de Línguas, Alexandre Oliveira, ressalta que o momento é adequado para expor os trabalhos realizados localmente e para a troca de experiências. "Estamos tendo a oportunidade de mostrar o nosso ensino, tanto na rede pública como privada, além da nossa cultura", ressalta.
Para a professora americana, Erica Schmee, a importância da troca de conhecimentos e experiências é significante para a educação. "Recebemos muitos imigrantes nos Estados Unidos e é relevante entendermos as culturas de outros países. É interessante destacar que o Brasil tem diversas opções de ensino para os alunos. Isso deve ajudar no desempenho escolar", avalia.
Já Tami Ewell, ressalta que considerava que no Brasil se ensinava mais a parte acadêmica. "Vemos que as escolas de educação básica brasileiras dão oportunidade para os alunos mostrarem os trabalhos desenvolvidos dentro da própria escola. Isso é muito importante", frisa Tami.
O Liceu Piauiense atende 1.300 alunos por dia, sendo 500 matriculados no ensino de tempo integral. Para o diretor da escola, Antonio Avelar, é gratificante ver a empolgação desses alunos. "Os educandos, que fazem parte do coral da escola, prepararam um repertório em ritmo de São João para receber as professoras americanas e, com isso, mostrar um pouco da nossa cultura", diz Antonio.
Entre eles está Décio Costa, estudante do 3° ano do ensino médio integral. "Esse é o momento de mostrar o que aprendemos e isso nos incentiva até mesmo a aprofundar os estudos e o interesse pela língua inglesa", conta o aluno.
Auridéa Sales é professora de Inglês da escola e avalia de forma positiva esse contato dos alunos com as professoras americanas. "Essa visita com certeza vai influenciar e despertar os alunos para aprender a falar a língua inglesa. Vamos levar uma turma de alunos para visitar e conhecer o Centro de Línguas e ver quem realmente tem interesse em aprender", diz Auridéa.
O aluno Alexandre Guimarães foi sorteado e ganhou um kit de matrícula no Centro de Línguas. "Vou fazer o curso de Inglês, pois pretendo estudar Psicologia nos Estados Unidos e esse curso vai ser muito importante e vai me dar mais oportunidades", finaliza Alexandre.
As professoras permanecem no Piauí até o próximo dia 25 de junho e devem conhecer outras escolas em Teresina, bem como o Centro de Línguas em Parnaíba e o litoral piauiense.