A capital do Piauí viverá mais um momento de transformação na área do turismo. Pela primeira vez, secretários e dirigentes de turismo de todo o Brasil estarão em Teresina durante a II Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur). O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (20) e sábado (21), no Hotel Blue Tree Rio Poty.
A programação da Assembleia já foi organizada pela Anseditur, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). No dia 20, às 8h, ocorre a reunião dos diretores, em seguida, às 10h, acontece a solenidade de abertura. No mesmo dia, às 15h, dirigentes e secretários se encontram durante a Assembleia Geral Ordinária. Já o dia 21 de abril será destinado às visitas técnicas, com direito a City Tour pelos principais atrativos turísticos da cidade, como o Encontro dos Rios, Mercado Central, Complexo Cultural Praça Pedro II, Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada, entre outros. O encontro contará com a presença de um representante do Ministério do Turismo.
A solenidade de posse da nova diretoria da Anseditur, o Programa de Regionalização dos 65 destinos indutores e definição da agenda de eventos no âmbito nacional e internacional, serão assuntos tratados em Teresina. Até o final da semana passada, quase 30 secretários e dirigentes confirmaram presença. Na Assembleia será lançada também a logomarca turística da capital, com o objetivo de criar, promover e fortalecer a imagem de Teresina, fazendo com que a cidade tenha um ícone a ser disposto em materiais promocionais (folhetaria, folders, mapas, guias, cartazes). Para o secretário da Semdec, Alexandre Magalhães, esse relacionamento entre os secretários e dirigentes é fundamental para o desenvolvimento integrado. "Teresina tem uma diversidade cultural muito rica e isso precisa ser incentivado. Conseguir um encontro como esse pela primeira vez é um grande incentivo ao trabalho desenvolvido pela Coordenação de Turismo da Semdec. O encontro será de grande importância, uma vez que muitos assuntos serão discutidos, propostas e sugestões que visam o progresso da área em todas as regiões vão ser aprovadas", finaliza Alexandre Magalhães.