Publicada em 23 de Abril de 2012 �s 11h10
Posse da nova diretoria, definição da agenda de reuniões para 2012 e criação do Plano Estratégico da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) estiveram na pauta de reunião da 2ª Assembleia Geral da entidade realizada em Teresina na sexta-feira (20). Mais de 30 gestores participaram do encontro, finalizado com visitas aos principais atrativos turísticos da capital do Piauí.
A assembleia contou também com a presença do coordenador do Programa de Regionalização do Turismo-Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo (MTur), Philippe Figueiredo. A presidência e vice-presidência são ocupadas, respectivamente, por Ivane Fávero, de Bento Gonçalves/RS, e Liviomar Macatrão, de São Luís, Maranhão, que assume também a vice-presidência financeira.
Outros três nomes passam a integrar a diretoria: O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina (Semdec), Alexandre Magalhães, assume a vice-presidência da Região Nordeste; Claudia Paiva, de Maceió (AL), é agora vice-presidente de Relações Internacionais, e Agnaldo Nepomucemo, de Porto Velho (RO), é o novo vice-presidente da Região Norte.
"Agora precisamos trabalhar juntos e darmos continuidade às nossas ações. Ficamos honrados com o convite para fazer parte da diretoria e teremos que criar novas condições para promovermos um turismo brasileiro planejado, integrado e sustentável", destacou Alexandre Magalhães.
Regionalização - A reestruturação dos critérios que formam as 276 Regiões Turísticas do Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro foi debatida na reunião. Segundo o representante do MTur, o objetivo da revisão, que será debatida com outros órgãos do turismo, é fortalecer a atuação integrada e efetivar a gestão descentralizada das políticas de turismo no país.
Lançado em abril de 2004, o programa de regionalização busca o alinhamento da política nacional de turismo nos três níveis de governo, além de estimular o incremento da competitividade nos destinos e promover a cooperação e integração entre os municípios.
Visita a Teresina - No último sábado (21), os dirigentes e secretários fizeram um city tour pela cidade, conhecendo a Avenida Frei Serafim, o Complexo Cultural Praça Pedro II, o Parque Ambiental Encontro dos Rios, com passeio finalizado no Complexo Turístico Mirante da Ponte Estaiada, com apresentação do Bumba Meu Boi e do Vaqueiro Jeová.
Para a secretária municipal de Promoção do Turismo de Maceió, Cláudia Paiva, Teresina tem um potencial em crescimento notável e bem administrado atualmente. A gestora disse que ficou impressionada com a limpeza das ruas e a diversidade cultural presente na capital do Piauí. "Através de simples ideias, é possível fazer um excelente trabalho. Passo a indicar Teresina a qualquer um que queira conhecer melhor essa pedaço do Brasil", afirmou.
Agenda - A entidade deverá se reunir mais três vezes neste ano. O próximo encontro será em junho, em Foz do Iguaçu (PR), quando deverá ser definido o plano estratégico da Anseditur, que estabelecerá metas de curto e longo prazo, além de novas ações para a promoção dos destinos. Os outros encontros foram marcados para agosto, em Ribeirão Preto (SP), e em novembro, em Angra dos Reis (RJ).
"Teresina ganha maior representatividade na entidade e ficamos satisfeitos com o resultado alcançado; toda equipe da Semdec está de parabéns e vamos trabalhar para que o desenvolvimento do turismo da capital melhore ainda mais", finalizou Alexandre Magalhães.