Publicada em 26 de Maio de 2014 �s 13h42
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) realiza, esta semana, os cursos de horta orgânica e produção de polpa de frutas, no município de Angical. O objetivo das capacitações é proporcionar a geração de trabalho e renda para as comunidades rurais, além de otimizar o trabalho no campo.
“Cursos como estes são de suma importância, pois permitem à produção de hortaliças de qualidade, livre de agrotóxicos, além de incrementar a renda das famílias. Com a produção de polpas, por exemplo, os produtos da região são valorizados”, afirma Humberto Feitosa, diretor de Ensino e Extensão do Emater.
Os cursos iniciarão nesta terça-feira (27). Os cursos têm carga horária de 40h e cada modalidade tem capacidade para 25 alunos.
Capacitações do Emater
Os cursos de capacitação são solicitados pelas prefeituras, sindicatos dos trabalhadores ou associações de agricultores como forma de suprir a demanda de pessoas capacitadas para o trabalho nos municípios. Após serem encaminhados para o Emater as capacitações são aprovadas e realizadas de acordo com o arranjo produtivo desenvolvido na região.
As áreas abrangidas pelas atividades ministradas pelo Emater envolvem higiene e limpeza, artesanato, medicina alternativa, horta orgânica, piscicultura, caprinovinocultura, produção de cajuína, aproveitamento do pedúnculo do caju, dentre outros.