Publicada em 29 de Março de 2016 �s 15h13
“Doe sangue, salve vidas” é o tema do trote solidário da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que começou nesta terça (29), no campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu Arcoverde. A campanha consiste em promover responsabilidade social entre a comunidade acadêmica e abastecer o banco de arrecadação de sangue, que sempre precisa de ações solidárias.
A Uespi coordena a ação através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex), que é responsável junto ao Hemopi de toda estrutura para a coleta de sangue em cinco campi da instituição.
A supervisora de coleta externa do Hemopi, Hortência Rocha, aprovou a parceria entre os dois órgãos, e falou que a ideia de fazer a coleta em rede, auxilia bastante na arrecadação de sangue. Segundo ela, o Hemopi é o responsável em estocar e distribuir sangue para todo o estado do Piauí , além dessa função é encarregado pela política de sangue, triagem clínica sorológica e imunológica. “Nós vivemos em uma luta incansável por doadores, pois o sangue também possui uma validade”, declarou.
Especialista na área, a supervisora explicou que o sangue contém hemocomponentes quem tem prazo de validade. “O plasma tem validade entre um e dois anos; as hemácias de 35 a 42 dias e as plaquetas de 3 a 5 dias. Esses hemocomponentes variam de acordo com a situação de cada receptor “, esclareceu a supervisora.
O estudante do curso de Letras Português, Davi Figueredo, aproveitou a oportunidade e doou sangue 6ª vez. “Eu sou doador de sangue porque é um ato solidário a quem precisa”, disse.
O reitor, Nouga Cardoso, é doador e também contribuiu com o trote. “Doar é dar oportunidade de vida”, afirmou. Para ele, é mais uma importante ação que se soma a outras que a Uespi realiza.
O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, falou da importância do doador aos estudantes. “Nós como seres humanos, devemos sair com esse dever de cidadão, em ajudar o próximo”, afirmou. A campanha para ele, é educativa e conscientizadora.
O pró-reitor de extensão, Raimundo Dutra, agradeceu a todos os envolvidos na ação solidária, e pela presença da comunidade acadêmica nessa 1ª campanha de coleta em rede da Uespi.
No dia 31, é a vez do campus Poeta Torquato Neto, de receber a equipe de coleta de sangue. O trote acontece também nos campi de Floriano, nos dias 6 e 7 de abril; Parnaíba, nos dias 14 e 15 de abril; e Picos, no dia 5 de abril. Estudantes, técnicos, professores e comunidade em geral estão convidados a participar da ação.