Os moradores do bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina, convivem com um problema que tem tirado o sossego de quem mora na região. Cansados com a constante poeira da obra de construção e ampliação da avenida Josué de Moura Santos, no fim da tarde da quarta-feira (22), os moradores queimaram pneus e interditar o tráfego de veículos na via em protesto por conta do problema. É a segunda vez somente esta semana que o local é interditado.
As famílias que moram na região já haviam fechado a mesma via na noite da terça-feira (21). Os moradores fizeram uma barricada com pneus e galhos de árvores e atearam fogo para chamar a atenção da Prefeitura.
A avenida Josué de Moura Santos liga as avenidas Presidente Kennedy, Zona Leste, e avenida Poty, Zona Norte. Orçada em R$ 7 milhões e com prazo de 180 dias para conclusão, a obra foi licitada em fevereiro deste ano. Segundo os moradores, foi a partir desse ponto que começaram os transtornos vividos na região.
"Estamos cansados e indignados com essa situação porque é muita poeira. Quando vai passar qualquer veículo, levanta a poeira e ninguém enxerga nada. Já teve acidentes e não dá certo assim. Muitas crianças adoencendo por causa da poeira", disse um morador indignado.
Moradores como o aposentado Batista, que vive às margens da avenida, precisam viver de máscara para se livrar da poeira no local. "Tem que ser assim porque se não morre antes do dia. A poeira aqui é grande. Meu pai que é defiente também sofre com isso. Até abandonamos a casa da frente por conta da poeira e ficamos apenas na parte detrás, da metade da casa do quintal. Não adianta limpar porque vem e suja", disse.
A insatisfação por conta da falta de atenção do poder público no local é geral. Os moradores relatam ainda que na via, vários acidentes já aconteceram. "Um motociclista vinha passando pela via e levantou a poeira. Quando ele perdeu a vista foi surpreendido com um outro veículo. Não teve chance de desviar e colidiu com o ciclista", disse.
Resposta
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro/Norte informou que vai providenciar uma intervenção com asfalto na avenida para poder diminuir a poeira até que a obra seja concluída.