Publicada em 10 de Outubro de 2015 �s 13h00
O Programa Amigos do Peito já realizou mais de 1000 exames por onde passou. Neste sábado, 10, a carreta está no município de Paes Landim beneficiando mais 80 mulheres com a realização da mamografia.
"Existe uma demanda muito grande de mulheres pra fazer esse exame. No nosso município, temos muitas pacientes que nunca fizeram e nem sempre tem condições de se deslocarem para Teresina ou Floriano. Por isso é muito importante a prevenção, quanto mais cedo detectar a doença, mais chances de cura", disse o prefeito do município, Valdino de Araújo Dias.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, Denise Dias, todos os anos, no mês de outubro, "em alusão ao Outubro Rosa, mobilizamos as mulheres que estão na faixa etária de risco para fazerem o rastreamento. E, tanto para as mulheres, quanto pra nós, a carreta veio só a contribuir", destacou.
Até o final do ano, serão mais de 3.000 mulheres beneficiadas, em mais de 40 municípios. Na segunda etapa do roteiro, em que seis municípios foram contemplados, foram realizados 465 exames de mamografia.
A partir de segunda-feira (13), até o dia 17, o Programa vai estar em São João do Piauí e a meta é realizar 240 exames, contemplado também os municípios de João Costa, Socorro do Piauí, Capitão Gervásio, Campo Alegre do Fidalgo e João Costa.
O Programa Amigos do Peito é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, que, por meio de duas carretas, vai realizar 20 mil exames de mamografias a mais por ano, em todo o estado. Equipada cada uma com dois mamógrafos, os serviços prestados são garantidos pelo Sistema Único de Saúde(SUS) e atende prioritariamente mulheres entre 50 a 69 anos de idade.