Na manhã desta terça-feira, o prefeito Firmino Filho abriu o ano legislativo com a leitura da mensagem do executivo municipal atendendo ao disposto no artigo 71, inciso VII da Lei Orgânica do Município. Em sua mensagem, o chefe do executivo municipal destacou os avanços obtidos na cidade em seu primeiro ano de gestão, com destaque para a reorganização da máquina administrativa e o planejamento das ações para os próximos anos.
Firmino iniciou a mensagem agradecendo a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram e contribuem cotidianamente para que Teresina seja um lugar melhor de se viver. “Quero agradecer a cada um que contribui para que a cidade seja um lugar onde é possível a realização dos sonhos. Uma cidade de oportunidades!”, discorreu.
O prefeito lembrou que o ano de 2013 foi um ano de dificuldades, financeiras e administrativas, sobretudo devido a necessidade de se reativar processos administrativos que haviam sido interrompidos. “Todavia, foi um ano de planejamento, de mãos à obra e de bons resultados”, avaliou, lembrando na necessidade de readequação da estrutura administrativa para que ela pudesse servir mais e melhor à cidade.
Nesse sentido, ganhou destaque a criação da Fundação Hospitalar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) e Secretaria de Economia Solidária. “Com o sistema municipal de saúde renovado e melhor foi possível ampliar o número de cirurgias realizadas pelo Hospital de Urgência de Teresina, que chegou a 13.943, mais de mil cirurgias do que no ano anterior. Merece registro também o fato de que, pela primeira vez, foi possível zerar a fila de espera para cirurgias ortopédicas. No atendimento básico à saúde, realizamos mais de 1,7 milhão consultas e mais de 3,4 mil exames”, contabiliza.
O número de partos nas maternidades do município também teve um incremento de 14%, passando dos 5,7 mil nascimentos. Outro avanço também foi em relação à redução da mortalidade materna. No segundo semestre não houve registro de óbitos maternos no sistema municipal de saúde. “Esses números demonstram como a racionalização do funcionamento da rede pode desafogar os hospitais e melhorar o atendimento à população”, avalia o prefeito.
A Semduh passou a coordenador serviços urbanos de grande envergadura como a limpeza pública, iluminação e asfaltamento de vias. A Prefeitura bateu recorde em recapeamento asfáltico, resultando em melhorias nas vias urbanas da capital. Os avanços não param por aí. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico centrou as ações no fomento ao turismo e na atração de grandes empreendimentos. Deu certo. A capital conseguiu atrair empresas de grande porte, gerando emprego aos teresinenses e dividendos ao município.
Já a Secretaria de Economia Solidária deu destaque administrativo a outro setor igualmente importante na vida das pessoas e na sustentabilidade do município, que é o fomento e a viabilização econômica dos pequenos e micro-negócios. “Ao mesmo tempo em que implementamos a reforma administrativa para dar um salto de qualidade na gerência e na organização da vida urbana, tivemos de vencer outro grande desafio:a adversidade no campo financeiro”, continuou.
No que tange ao equilíbrio financeiro, a Prefeitura herdou uma dívida de R$ 249 milhões, e um terço desse montante já foi pago, priorizando os pequenos credores. Os demais valores estão sendo pagos de forma gradativa, observando a disponibilidade financeira do município.
De acordo com o prefeito, o ano de 2013 foi também um ano de planejamento, onde foi possível conseguir elaborar projetos para captar recursos externos para projetos e obras importantes para a cidade. Nesse sentido, é necessário lembrar da parceria com o Governo Federal e também com a bancada, que destinou emendas para obras importantes da cidade.
O ano de 2013 também foi um ano de entrega de importantes obras para a cidade, nas mais diversas áreas. O viaduto da avenida Higino Cunha, seis novas unidades básicas de saúde, reforma de escolas. Outras obras igualmente importantes e de grande envergadura seguem em continuidade e devem ser entregues em breve para a população. Entre elas, o Parque da Cidadania, a urbanização da Vila da Paz, pavimentação do Parque Brasil e a duplicação da Avenida Poty, Parentão, novos Centros Municipais de Educação Infantil, dentre outros.
Um dos destaques ressaltados pelo prefeito foi o lançamento do edital de licitação do transporte público da capital. “Uma cobrança permanente dos teresinenses para garantir melhoria no transporte público. Junto com o edital, várias obras estão sendo planejadas para garantir uma melhor mobilidade urbana”, lembrou.
Na zona Rural, os avanços também são perceptíveis. “Estão sendo realizadas obras de pavimentação asfáltica em 5 Km de estrada na região da Taboca do Pau Ferrado e 4,7 metros entre as localidades Santa Tereza e São João. Foram concluídos trechos de 7 Km de estradas rurais nas localidades Tapuia e Boquinha”, enumerou, lembrando ainda da implantação do sistema de irrigação nas hortas.
O prefeito destacou ainda a contratação de novos servidores efetivos por meio de concurso público. “Foram chamados quase mil novos funcionários municipais, entre professores, técnicos administrativos e, especialmente, profissionais da área de saúde”, lembrou. Firmino Filho destacou ainda a importância da participação popular na gestão administrativa. Segundo ele, nesse sentido surgiu o movimento “Pensar Mais Teresina”, onde os teresinenses foram conclamados a participar e propor melhorias para a cidade. Foram mais de 11 audiências públicas realizadas, que resultaram na elaboração de mais de 500 propostas de investimentos e ações transformadoras, que hoje integram o Plano Plurianual de Investimentos, aprovado pela Câmara.
“A participação popular é um ingrediente sempre presente em nossa administração. Teresina é feita por cada um dos seus cidadãos e cidadãs. Por isso, precisamos fazer sempre mais por cada um deles”, frisou o prefeito.