Cerca de duas mil pessoas estiveram nesta sexta (16) na Praça da Bandeira com o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, para comemorar o lançamento do Programa de Desenvolvimento Rural, que é composto de 12 projetos e prevê inúmeras obras como asfaltamento das estradas, universalização do sistema de abastecimento de água domiciliar e instalação de fossas sépticas em todas as casas das comunidades rurais.
Além disso, também haverá o investimento em projetos de irrigação que vai melhorar o trabalho dos pequenos agricultores. Com todos esses projetos, a Prefeitura deve investir, nos próximos cinco anos, algo em torno de R$ 80 milhões para melhorar a vida do homem do campo e a infraestrutura da zona rural de Teresina - a maior do Brasil.
De acordo com Elmano, esse investimento conta com recursos tanto do município como também de outras esferas governamentais como a União, "além de emendas de bancada dos nossos parlamentares", comentou Elmano Férrer, destacando que o Programa de Desenvolvimento Rural sintetiza sua forma de administrar: "Buscando parceria, independe das questões políticas. Afinal, o interesse da população, está acima das questões partidárias", explicou Elmano.
Durante o lançamento do programa, também foi assinado o termo de cooperação da Prefeitura com demais órgãos com o objetivo de desenvolver a zona rural em vários aspectos, como econômico, social, "e acima de tudo o aspecto humano", enfatizou o superintendente de Desenvolvimento Rural, Sérgio Vilela. "Banco do Brasil, Incra, Codevasf, Funasa, Emater, Embrapa, Ufpi e Funaci são as instituições que serão parceiras da Prefeitura nesse nosso trabalho de desenvolvimento da zona rural. Com isso vamos garantir qualidade de vida aos quase 50 mil moradores das comunidades rurais", enumera o superintendente.