O prefeito Elmano Férrer entregou hoje(14) as obras de reforma do Núcleo Intergeracional (NAI) do Bairro Santo Antônio, na zona Sul da cidade. O núcleo é mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).
O NAI, conforme lembrou o prefeito Elmano Férrer, é um espaço importante para que jovens e idosos possam conviver. "Esse espaço foi feito para que a comunidade possa ter acesso a serviços que proporcionam melhor qualidade de vida à população. Esse espaço traduz a nossa forma de administrar: sempre tendo o teresinense como prioridade e principal foco dos nossos investimentos", disse o prefeito, destacado que o gestor público precisa voltar seu trabalho sobretudo para as pessoas mais simples e em situação de vulnerabilidade.
O núcleo oferece serviços à comunidade no contraturno da escola, com a orientação de instrutores de artes e esportes, além de reforço pedagógico, como explica a secretária de Assistência Social, Iraneide Cristina Viana. "Aqui profissionais de diversos campos acadêmicos atendem crianças de 7 a 15 anos através de um programa que visa combater qualquer tipo de trabalho que impeça as crianças de terem uma infância saudável e produtiva na escola", diz.
Iraneide explica que, ao completarem 15 anos, os estudantes passam a participar do Pro Jovem, que procura incluir os adolescentes, favorecendo sua independência, além de fortalecer os vínculos comunitários e familiares.
"Aqui é uma escola legal, muito acolhedora. Sou apegada aos professores e à diretora. Eu particularmente adoro ballet, que é minha atividade preferida. Estudo em outra escola e a tarde venho para cá", disse Josiane dos Santos Silva, aluna do NAI, quando questionada sobre sua atividade preferida.
As obras foram executadas pela Superintendência de Desenvolvimento da zona Sul (SDU Sul) com o investimento de R$ 100 mil. O NAI oferece ainda serviços a idosos, como orientação alimentar, acompanhamento da pressão arterial e capoterapia.