Elmano Férrer, prefeito de Teresina, recebeu nesta segunda (24), no Palácio da Cidade, a visita do diretor nacional de Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, para tratar do projeto que será enviado na próxima semana para Brasília solicitando R$ 12 milhões que serão utilizados pela Prefeitura na instalação de rede abastecimento de água em 10 comunidades rurais, além de duas mil fossas sépticas.
A Funasa é o órgão federal cuja uma de suas principais atribuições consiste em levar saneamento e educação sanitária para as comunidades rurais do país. Por isso, explica o prefeito, a Superintendência de Desenvolvimento Rural está buscando esse recurso junto ao órgão. "Sabemos das necessidades da nossa população rural e estamos em busca de recursos federais para solucioná-los. Hoje, o diretor de saúde ambiental deixou claro o interesse que a Funasa tem em apoiar iniciativas como a nossa, que tem como foco garantir mais saúde à população", comenta prefeito.
O diretor de saúde ambiental da Funasa, Henrique Pires, lembra que saneamento básico é uma área que tem recebido uma atenção especial da Funasa por envolver questões de saúde pública. "Além dos investimentos em infraestrutura como implantação de fossas, cisternas e filtros, também atuamos com ações educativas sanitárias, levando orientações aos moradores das áreas rurais sobre como eles devem proceder no seu dia a dia para ter uma vida mais saudável", comenta Henrique Pires, destacando que ações simples como lavar as mãos reduz em até 30% os riscos de contaminação.
Programa de Desenvolvimento Rural
O superintendente da SDR, Sérgio Vilela, lembra que os recursos que serão pleiteados junto à Funasa fazem parte da política que vem sendo implementada pelo prefeito que visa a busca de recurso a nível federal de forma a otimizar e viabilizar os projetos do município.
Ele ainda lembra que a zona rural de Teresina é uma das maiores do país com 50 mil habitantes e que, por isso, a Prefeitura está desenvolvendo o Programa de Desenvolvimento Rural de Teresina que inclui investimentos em vários setores, como a pavimentação de 106 quilômetros de estradas rurais. Essa é uma obra que receberá investimento de R$ 23 milhões, recurso que o prefeito também irá buscar em Brasília.