Em coletiva, o prefeito de Teresina Elmano Férrer anunciou que vai apresentar projeto ao Ministério do Turismo para que o Corso, agora oficialmente no Guinness Book, seja incluído no calendário nacional de eventos.
“A agenda e as publicações do Ministério ajudarão a divulgar Teresina para o Brasil e para o mundo”, analisou o prefeito da capital do Piauí.
Segundo Elmano, a entrada do corso ao Guinness Book é um “mérito dos teresinenses”. Durante solenidade, o prefeito entregou camisa do Corso ao juiz Michael Janelas e ao receber a placa a beijou.
Férrer colocou o título em uma das paredes do Palácio da Cidade, mas antes fez questão de ir para a frente da sede do governo municipal com toda a equipe presente para fazer foto oficial com a placa.
“Carnaval é de rua. O Corso é um resgate da tradição carnavalesca na cidade. Dividimos muitas emoções, irreverências e espontaneidade. O Corso é feito pelo povo e para o povo e esse título é um mérito dos teresinenses”, disse o prefeito.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marcelo Leonardo, disse que o título representa muita emoção. “A proposta do Guinness começou como brincadeira na Fundação. Fomos pesquisar no Brasil para ver se tinha alguma festa parecida e vimos que era única. Isso é um sonho e espero que o evento entre no calendário”, disse.
O juiz do livro dos recordes revelou que essa foi a primeira vez que veio ao Brasil. “Foi uma experiência única. Nunca vou esquecer. Foi uma festa democrática. Eu vi ao vivo o Corso e constatei que desde velhos, jovens e crianças participaram. Vocês agora podem dizer: Somos o melhor do mundo em festa carnavalesca”, disse Michael Janelas.
Atualizada às 13h10 (horário local)
A Prefeitura de Teresina divulgou na manhã deste domingo (12) que cerca de 150 mil pessoas foram atraídas para o Corso 2012 de Teresina. O evento teve ainda a participação de mil veículos entre caminhões e carros cadastrados concorrendo ao concurso cultural, de apoio e outros não inscritos.