O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos no Piauí em 2024: 65 ao todo. Em seguida, o MDB aparece com 57 candidaturas vencedoras. O PT, logo depois, teve 50 prefeitos eleitos. Em quarto na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PP aparece com 34 eleitos. Acesse o mapa de apuração e confira a cor de cada partido.
Confira resultados do 1º turno nos 224 municípios do Piauí
A situação dos dois primeiros partidos é muito semelhante ao cenário nacional: PSD e MDB lideram entre os chefes do executivo eleitos por todo o país.
No Piauí, em relação a 2020, o Partido dos Trabalhadores mais que dobrou o total de cidades que ficarão sob sua gestão e o Progressistas, que teve 84 vitórias em 2024, caiu para menos da metade.
Prefeituras por partido no Piauí
O PT, partido do governador do estado, contudo, perdeu em algumas das maiores cidades do estado, incluindo as duas mais populosas: Teresina (o prefeito eleito é do União Brasil e teve apoio do PP) e Parnaíba (onde o PP venceu).
O PP de Ciro Nogueira garantiu a vitória em Campo Maior e União. Entre as maiores vitórias do partido de Lula, Piripiri e Luís Correia. Vale destacar, ainda, que nas eleições de 2022 o PT formou federação com o PSD e o MDB para eleger Fonteles. Dessa forma, a base do governo tem mais de 170 prefeituras, ou seja, 75% dos 224 municípios do estado.
Em 2020, o PTB teve 17 eleitos, neste ano não teve candidatos vencedores. Outros partidos que também não têm mais prefeituras foram o PL, o PSDB, o DC e DEM. O Republicanos teve 10 eleitos naquele ano e, desta vez, elegeu três.
Os partidos que agora têm prefeitos em cidades piauienses são o Podemos, Solidariedade e o União Brasil (que elegeu Silvio Mendes na capital). Na última eleição, ao todo, 12 partidos dividiam as prefeituras no estado. Em 2024, são 10.
Mais novo e mais velho são do PI
O estado do Piauí elegeu o prefeito mais jovem e o mais velho do Brasil.
Em Barro Duro, o Coronel Elói (PSD), de 88 anos, foi reeleito com 50,01% dos votos, vencendo a candidata Cleia Abreu (MDB) por uma diferença de apenas 32 votos.
Na outra ponta, o município de Curral Novo do Piauí elegeu Edgar Francisco do Nascimento Junior, conhecido como Juninho de Marinalva (MDB), de 21 anos, o prefeito mais jovem do país. Juninho conquistou 99,14% dos votos, totalizando 4.497.