Publicada em 10 de Março de 2014 �s 12h36
O resultado da avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, sigla para Programme for International Student Assessment), ainda repercute na imprensa brasileira e o Piauí ainda é destaque. O estado é o segundo que mais cresceu no Nordeste e evoluiu em quase 30 pontos comparado à avaliação anterior.
No ranking do ano de 2012, o Estado conseguiu o 11º lugar em matemática, com nota 385; 11º lugar em leitura, com nota 403, e 10º lugar em ciências, com nota 403. O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), tem priorizado ações na formação de professores, investimento em infraestrutura e modernização da gestão.
Esses quesitos são apontados como decisivos no avanço e melhoria da educação piauiense. “Nossa administração está investindo tudo que é possível para melhorar a Educação do nosso estado. Estamos reajustando o piso salarial dos professores da rede estadual, que já é superior ao piso nacional da categoria, estamos entregando escolas, reformas e melhorias em todos os cantos do Piauí, isso tudo em qualquer avaliação pesa, o estudante ganha, a população ganha e o Piauí sai na frente”, explica.
Ainda de acordo com o governador, o processo de modernização das escolas com a inserção do tempo integral também é responsável pelo salto de qualidade na educação, esses índices é só o começo do desenvolvimento da educação piauiense. “No início do governo, o Piauí possuía 18 escolas em regime de tempo integral. Hoje, nós mais que duplicamos esse número e nossa meta é que mais escolas possam aderir ao sistema, pois o aproveitamento dos alunos é altíssimo, o que representa uma evolução”, finaliza Wilson Martins.