Publicada em 08 de Abril de 2015 �s 11h58
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) realizou, nessa terça-feira (7), uma reunião com o Fórum e Conselho Estadual de Economia Solidária do Piauí. Na ocasião, foram discutidas as ações a serem realizadas no âmbito deste modo de economia, além da formatação da nova diretoria do Conselho.
O Conselho é formado por entes públicos e privados, tendo como seu presidente o secretário Gessivaldo Isaías. Seu objetivo é fortalecer os empreendimentos de Economia Solidária no Estado. Em apoio ao Conselho foi decretado, em 2012, a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária, que fomenta empresas, cooperativas, redes e empreendimentos de autogestão que compõem o setor da Economia Solidária, incentivando sua difusão, sustentabilidade e expansão econômica.
Para o gestor da Setre, a Economia Solidária possui grande importância tanto para a sociedade civil quanto para os órgãos públicos. “É uma economia feita para todas as classes que reconhecem os meios solidários de produção, cuja origem produtiva se baseia em produtos de qualidade a partir de matéria-prima com preço justo e, consequentemente, preços de comercialização justos”, explica Gessivaldo.
Responsável por coordenar a execução da Política Estadual, a Setre se mantém em constante atividade e começa a planejar as Conferências territoriais e Estadual de Economia Solidária, que ainda não possuem data definida. Tais conferências são preparatórias da Conferência Nacional, que segue para a sua 4ª edição e que visa, dentre outros, à consolidação do processo de participação social na elaboração e implementação das políticas de Economia Solidária.