Publicada em 23 de Abril de 2014 �s 13h49
A Defensoria Pública do Piauí foi palco de uma manhã de conscientização sobre os riscos da hipertensão arterial, nesta quarta-feira (23). O evento contou com a participação de especialistas e teve uma ampla aceitação entre servidores e constituintes da DPE-PI.
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado no dia 26 de abril, e foi promulgado através da Lei Federal nº 10.439/2002. A hipertensão é responsável por uma série de malefícios à saúde, como as doenças cardiovasculares (DCV), que são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o número ultrapassa os 340 mil por ano, sendo cerca de 820 mortes por dia, 30 mortes por hora e uma morte a cada 2 minutos.
A campanha Quem tem bom coração combate a hipertensão - Eu sou 12 por 8 é uma iniciativa que alerta sobre a principal causa de doenças do coração, dos rins e derrame, que é a hipertensão. De acordo com pesquisas científicas, a pessoa que não controla a hipertensão adequadamente pode ter a vida reduzida em mais de 16 anos.
A Campanha é realizada pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC/Funcor, que tem como representante no Piauí José Carlos Formiga Lourenço de Sousa. Segundo ele, a campanha tem como objetivo orientar e conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à hipertensão arterial, como forma de prevenção a outras doenças.
“No Brasil, 25% da população tem hipertensão arterial e apenas 20% tem o controle adequado da doença. Isso representa um universo de cerca de 40 milhões de pessoas”, destacou o representante da SBC/Funcor, no Piauí, José Carlos Formiga.
Amanhã, as atividades serão realizadas no Centro Social Pedro Arrupe, localizado na Rua Valdivino Tito, no Bairro Vermelha. O evento vai contar com a participação de cerca de 300 idosos, que além de medirem a pressão, vão participar de palestras e outras atividades.