Publicada em 20 de Setembro de 2015 �s 08h44
A Defensoria Pública do Estado do Piauí recebeu na última semana, o assessor especial da Defensoria Pública Geral do Estado de Pernambuco, Helton Silva, que veio a Teresina para contribuir na elaboração da carta proposta do Projeto PMAE Defensoria, a ser encaminhada ao BNDES, assim como em outros projetos de interesse da Instituição.
Helton Silva participou de reuniões com a Defensora Pública Geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, o Subdefensor Público Geral Erisvaldo Marques dos Reis e os assessores jurídicos da DPE-PI, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e Humberto Brito Rodrigues.
"A ideia de vir ao Piauí foi para trazer os benefícios do Projeto PMAE Defensoria que conseguimos implantar no estado do Pernambuco. Esse contrato de operação de crédito está disponível para todas as Defensorias do Brasil, mas somente duas, sendo uma delas a de Pernambuco conseguiram até agora assinar o documento. Então a ideia é mostrar como elaboramos o projeto para que a Defensoria aqui do Piauí o tenha como base e consiga também implantar toda a estrutura que através dele é possível conseguir para a Instituição. Temos o objetivo de também apresentar aqui outros projetos implantados com sucesso em Pernambuco, visando a melhoria da infraestrutura e trazendo, consequentemente, uma melhoria na assistência jurídica prestada aos assistidos como também na estrutura de trabalho dos defensores públicos”, disse Helton Silva.
A Defensora Pública Geral, Hildeth Evangelista, discorreu sobre a vinda do assessor especial de Pernambuco ao Piauí. “A presença do Dr. Helton Silva aqui é de grande valia. Além de nos ajudar na elaboração da carta proposta do PMAE Defensoria, para o empréstimo junto ao BNDES, ele veio nos repassar no sentido prático toda a experiência administrativa da Defensoria de Pernambuco, o que muito ajudará no desenvolvimento do nosso planejamento estratégico, assim como no Plano de Atuação da Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirmou.
O PMAE Defensorias é um financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) voltado para projetos de investimentos para a melhoria da eficiência, qualidade e transparência das Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal, por meio de ações de modernização da gestão da instituição, informatização, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas de informação, serviços e virtualização dos processos, integração de sistemas de acompanhamento de processos judiciais, reforma e melhoria de instalações operacionais e de atendimento ao público, capacitação e aperfeiçoamento de servidores, produção de estudos e diagnósticos e a execução de políticas públicas voltadas para a democratização do acesso à justiça.