Publicada em 28 de Outubro de 2014 �s 09h46
A Defensoria Pública do Piauí (DPE-PI) participou do I Seminário Estadual da Adoção, realizado pelo Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria), em parceria com a OAB-PI. O evento foi realizado na última semana, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, na Praça Pedro II, no Centro de Teresina.
A titular da 2ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude, Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade, representou a Instituição no evento. O Seminário, que teve como tema Toda criança em família, foi o primeiro evento de grande porte voltado ao debate dos temas relacionados à adoção no Estado.
Para Karla Cibele, o evento foi de extrema importância para os órgãos e instituições que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. “São em oportunidades como esta que nós podemos pensar de forma mais abrangente a respeito do tema adoção, principalmente com relação ao direito à convivência familiar das crianças e adolescentes, principalmente voltando o olhar para o acolhimento institucional versus o acolhimento familiar. Na Defensoria Pública, nós lidamos diariamente com crianças e adolescentes que estão em abrigos ou no seio de famílias acolhedoras, portanto, é um momento oportuno para que possamos refletir, nos posicionar e também pontuarmos sobre as nossas vivências, expondo os nossos questionamentos e até mesmo nossas angústias, pois trata-se de uma causa muito complexa e que requer total atenção de todos, famílias, sociedade e Estado”, destacou.
Além da Defensoria Pública, também participaram do evento membros do Ministério Público Estadual, das comissões de defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos difusos e coletivos e de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PI; o juiz da Vara da Infância e da Juventude da cidade de Cascavel, no Paraná, Sérgio Luiz Kreuz; a juíza Maria Luiza, da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina; e ainda assistentes sociais e psicólogos, para engrandecer o debate que objetiva o empoderamento da sociedade acerca do tema.
Na oportunidade, os participantes acompanharam debates, depoimentos, experiência de adoção e de famílias acolhedoras atendidas pelo Cria. Ao final, uma carta do 1º Seminário Estadual da Adoção será elaborada e entregue a um representante do próximo governo estadual.