Publicada em 25 de Fevereiro de 2014 �s 13h43
A Defensoria Pública do Piauí participou da reunião ordinária da Comissão de Promoção e Defesa da Mulher, do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada na sede da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre.
A titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, Verônica Vasconcelos, representou a Instituição no evento, que teve como objetivo a troca de experiências, ideias e práticas exitosas na área de defesa da mulher vítima de violência, realizada em todo o país.
Segundo a coordenadora da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Condege, Jeane Xaud, é preciso estimular a reflexão sobre o dever do defensor e nivelar a atuação na área em todo o país. “Estamos desenvolvendo um protocolo de atuação na área de violência contra a mulher, para unirmos forças e criar uma rede nacional”, afirmou.
Na oportunidade, os participantes conheceram o Centro de Referência em Direitos Humanos (CDRH), que faz atendimento às mulheres vítimas de violência no Estado, inaugurado no início do ano.
A defensora pública-geral do Rio Grande do Sul, Luciana Kern, destacou a importância do CDRH na prestação de atendimento multidisciplinar para as mulheres vítimas de violência. “Temos profissionais da Psicologia e da Assistência Social, pois acreditamos que apenas a repressão da violência não era suficiente. O CDRH pretende romper o ciclo de violência, garantindo mais dignidade para as pessoas, por meio da terapia em grupo, individual, indo além do atendimento jurídico”, afirmou.
O evento reuniu defensores públicos dos estados da Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Amazonas e do Rio de Janeiro, além de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e líderes comunitários.
Com informações da Ascom/RS