Publicada em 09 de Dezembro de 2013 �s 13h27
A Defensoria Pública do Estado do Piauí participou do IX Congresso Brasileiro de Direito de Família, realizado na cidade de Araxá, em Minas Gerais. O evento, promovido pelo IBDFAM, contou com a participação das defensoras Andréa Melo de Carvalho, da 1ª Defensoria Pública de Família, e Irani Albuquerque Brito, da 2ª Defensoria Pública de Família.
Para Irani Brito, o evento foi bastante positivo. “O congresso serviu para a atualização de novas práticas doutrinárias e jurisprudenciais exitosas, implementadas em todo o Brasil. Um bom exemplo disso é a Oficina de Pais, que tem como objetivo conscientizar os pais sobre obrigações e deveres para com os filhos. As oficinas são realizadas após a distribuição dos processos e antes das audiências de conciliação, evitando assim uma demanda inicial e outras demandas decorrentes da mesma, como execução e revisão”, destacou a defensora, enfatizando que este modelo de oficina deve ser apresentado à defensora-geral para que possa ser implementado na DPE-PI.
O congresso contou com a participação de dezenas de palestrantes, que abordaram temas inovadores na área do Direito de Família, como a promotora Priscila Matzenbacher Tibes Machado, de Rondônia, que obteve na Justiça a primeira decisão favorável ao reconhecimento da multiparentalidade.