Publicada em 30 de Maio de 2014 �s 15h40
O Curso de Capacitação e Palestra de Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas de Violência Sexual, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente Vítima de Violência Sexual da Defensoria Pública (Nudecavvis) foi encerrado, nesta sexta-feira (30). O evento teve início na última quarta-feira (28), e contou com a participação de defensores públicos, além de psicólogos, servidores e estagiários da DPE-PI. Também participaram conselheiros tutelares de Teresina e integrantes de órgãos parceiros da Defensoria. As defensoras públicas do Núcleo Especializado da Infância e da Juventude, Daniela Neves Bona e Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade participaram do encerramento da capacitação.
Para a titular da 1ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude, Daniela Neves Bona, o curso superou todas as expectativas. “Nós contamos com a participação de pessoas gabaritadas, bastante qualificadas, de modo que foi de grande valia, sobretudo, porque sairemos desse curso com uma bagagem de conhecimento muito grande, estando aptos a atender esse público tão vitimizado no nosso Estado”, destacou.
Já, Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade, titular da 2ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude, ressaltou a importância do evento para a humanização dos trabalhos. “Foi muito importante para o nosso aprendizado, pois nos impulsiona a sermos mais corajosos, ousados e determinados nesta causa que é de total relevância. Esse curso serviu para abrir a nossa mente, nos deixando mais estimulados a trabalhar por esta causa que é tão séria. Mas para isso a Rede de Proteção precisa ser melhor estruturada, sendo que o primeiro passo para isso é a humanização”, enfatizou.
Durante os três dias de realização das atividades foram discutidos temas como a Identificação e abordagem a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual e de familiares; o Trabalho do Conselho Tutelar; a prevenção, identificação, acompanhamento e medidas profiláticas; dentre outros temas ligados à violência sexual contra criança e adolescente.