Publicada em 06 de Agosto de 2015 �s 14h31
O defensor público, Rogério Newton de Carvalho Sousa, participou, na noite de quarta-feira (5), de entrevista no programa M3, especial sobre o “Dia dos Pais”, na rádio FM Universitária. A data festiva é comemorada em todo o Brasil no próximo dia 9 de agosto de 2015.
Durante o programa, Rogério Newton, esclareceu dúvidas dos ouvintes sobre os Direitos dos Pais dentro da atual legislação de Família. Assuntos como Guarda Compartilhada, exames de Paternidade e Relações de Afetividade foram explanados a partir do trabalho prestado pelo defensor perante a 8ª e 14ª Vara de Família da DPE-PI.
Sobre guarda compartilhada, o defensor público esclareceu as barreiras que ainda existem e impedem que os pais tenham a convivência equiparada com seus filhos. “A sociedade não perdeu os ranços tradicionais e isso é muito forte na constituição da família, mesmo com todos os avanços, a importância da guarda compartilhada ainda não vem sendo incorporada pela sociedade. As pessoas precisam se acostumar com a “novidade” da guarda compartilhada, porque os filhos precisam dos dois pais, não é preciso mais haver uma hegemonia entre o casal”, disse.
Questionado sobre o que seria importante dentro de questões que envolvem o direito de Família, Rogério Newton citou a afetividade como um ponto central na resolução de conflitos familiares. “A Justiça dentro de todos os seus ramos ainda é um “aparelho frio”, despreparado para tratar de questões tão afetivas. As novas configurações familiares – envolvem afeto – que é supremacia dentro do Direito de Família. A afetividade paira sobre todos os outros parâmetros dentro das questões familiares, inclusive no patrimonial (...) o ser humano é capaz de grandes demonstrações de afetos e limitar isso, prejudica a própria existência humana”, afirmou o defensor público.