Publicada em 09 de Março de 2016 �s 15h52
A Defensoria Itinerante da DPE-PI está integrando as ações do Programa Justiça Itinerante no campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do Bairro Dirceu Arcoverde. O atendimento iniciou na terça-feira (8), e prossegue até a sexta-feira (11). As senhas começam a ser distribuídas a partir das 7h30, sendo que para essa etapa do programa estão sendo disponibilizadas até 80 senhas por dia.
A defensora pública Sheila de Andrade Ferreira orientou a equipe da Defensoria Itinerante nesta quarta-feira na Uespi, segundo ela o diferencial do atendimento é o alto grau de resolutividade. "A Itinerante proporciona rápido acesso à Justiça. Em uma semana é possível ingressar coma a ação, receber o parecer ministerial, ver o processo concluído, tudo isso facilitado ainda mais pela gratuidade no atendimento, dai termos sempre essa grande demanda", afirma a Defensora.
Sheila Andrade destaca ainda que no atendimento realizado esta semana na Uespi do Dirceu é possível a solicitação do exame de DNA para reconhecimento de paternidade, que normalmente tem grande procura por parte da população.
Até a sexta-feira, a equipe da Defensoria Itinerante prestará orientações sobre, além do reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.
A Defensoria Itinerante conta com a direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros o defensor público Ricardo Moura Marinho, atuando provisoriamente na 2ª Defensoria Pública Itinerante.
Neste mês de março, a Defensoria Itinerante também estará integrando o Justiça Itinerante no interior do Estado. O Programa será instalado em São João da Serra, dias 15 e 16; em Novo Santo Antônio, de 17 a 18 e em São José do Peixe, de 29 a 31. O programa Justiça Itinerante é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Piauí.