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O Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania está instalado no Núcleo

DPE alcança pessoas privadas de liberdade através de Núcleo

Publicada em 20 de Janeiro de 2016 �s 15h19


  												Defensoria alcança pessoas privadas de liberdade através da atuação do NUSCC 						 (Foto:Lázaro Lemos)					Defensoria alcança pessoas privadas de liberdade através da atuação do NUSCC (Foto:Lázaro Lemos)

A atuação do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), instalado na Defensoria Pública do Estado do Piauí em abril de 2015, tem sido um diferencial para solucionar de forma rápida e eficaz casos vivenciados por pessoas privadas de liberdade.

Através de um trabalho conjunto de mediadores devidamente capacitados e das assistentes sociais do Centro de Apoio Multidisciplinar da DPE-PI (CAM), o NUSCC vem atuando em acordos que envolvem questões de direito de familia, e onde uma das partes esteja privada de sua liberdade. Nessa situacao ja foram resolvidos 3 casos, sendo dois processos do ano de 2015, relacionados a divórcios de detentos da Penitenciária Irmão Guido e Penitenciária de Altos. O mais recente, em Janeiro de 2016, de uma reeducanda da Penitenciária Feminina.

A mediadora Lorenna Costa explica que em todos os casos foram ouvidas as partes e desenvolvidos os procedimentos essenciais aos processos de natureza consensual. A assistente social do NUCC, Cândida Castelo Branco, destaca que a receptividade das partes têm sido excelente. "Inicialmente fazemos contato telefônico com a direção dos presídios, que identifica o detento ou detenta e agenda um horário. Em todos os casos fomos bem recebidos, o que facilitou sobremaneira a resolutividade das ações", afirma.

Lorenna Costa fala da experiência de trabalhar como mediadora do NUSCC. “ É uma missão de vida, porque você tem a possibilidade de trabalhar com o ser humano naquilo que ele tem de mais humano. Quando ele chega aqui fragilizado por algum problema a gente procura disponibilizar um espaço em que a pessoa possa efetivamente ser ouvida em suas necessidades, anseios, angustias e nas aspirações que têm para resolver o problema em questão, sempre partindo da premissa do diálogo, através do qual a gente pode construir um acordo que satisfaça os interesses de todos. Então, trabalhar no NUSCC é muito bom, porque a gente vê o ser humano empoderado para resolver seus próprios problemas”, diz.

O NUSCC conta com a coordenação da defensora pública Débora Cunha Vieira Cardoso, e com a atuação do defensor público Crisanto Pimentel Alves Pereira, além de três mediadores, dois estagiários que têm curso de mediação e duas secretárias, que são responsáveis pelo agendamento das sessões, já que o Núcleo trabalha com pautas e horários pré-agendados. Em oito meses de atuação, o Núcleo contabiliza resultados extremamente positivos. Das mais de 800 mediações realizadas de janeiro a dezembro, foram feitos mais de 550 acordos. Neste ano de 2016 a procura tem sido significativa, sendo que a pauta de audiências já está fechada até março, o que reflete a boa aceitação do trabalho junto a população. “Se considerarmos a quantidade de ações que deixaram de ser ajuizadas e se resolveram com uma conversa, percebemos o impacto significativo tanto para a Defensoria como para a comunidade, assim como para o Poder Judiciário, já que deixamos de lotar a pauta dele com ações que podem ser resolvidas através de uma conversa. É a Defensoria cumprindo seu papel de promover cidadania”, destaca Lorenna Costa.

“O objetivo do NUSCC, além da resolução extrajudicial dos conflitos, é derrubar todas as barreiras que impedem o assistido de ter acesso aos seus direitos. O que não conseguimos resolver aqui, temos o cuidado de encaminhar aos órgãos competentes, fazendo um contato prévio com esse órgão, evitando assim que o assistido se desloque ao local errado. Temos feito vários encaminhamentos aos CRAS, Creas e Serviços de Saúde, através do nosso serviço social”, pontua a coordenadora do NUSCC, Débora Cardoso.



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Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
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