Publicada em 13 de Agosto de 2015 �s 08h48
O folclore piauiense é rico em lendas, mitos, tradições e danças que são passados de geração em geração. Esse tema será retratado este ano no 39º Encontro Nacional de Folguedos e uma das novidades é o espaço "Num Se Pode", onde serão exibidos documentários sobre as lendas piauienses.
O espaço será montado dentro da Vila Olímpica do Albertão e funcionará em uma tenda onde os filmes serão exibidos. Os vídeos foram cedidos pela Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí (ABD/PI) e estão sendo organizados pelo publicitário Márcio Brito. Entre as lendas que estão documentadas em vídeo e que serão exibidas no espaço estão: Cabeça de Cuia, Dama de Branco, Porca do Dente de Ouro, Lenda da Lagoa do Portinho, entre outras.
“Esse espaço faz parte de um projeto educativo inserido dentro da programação do Festival de Folguedos onde serão exibidos vídeos diariamente. A ideia é aproximar as pessoas desse projeto divulgando também as lendas piauienses e o folclore do estado”, afirma a diretora de Unidade de Articulação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura, Bid Lima.
Durante o evento ainda terá exposição da artista plástica Drika Borges sobre o tema. A peça “Assombrações”, do grupo Oficinão, escrita e dirigida por Aldamir Miranda, também será apresentada no espaço "Num Se Pode", no dia 22 de agosto. O espetáculo tem o intuito de apresentar a história e os personagens do folclore piauiense, trazendo ao público o resgate da expressão popular nas mais diversas áreas da cultura nordestina.
O Encontro Nacional de Folguedos é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Cultura. O evento acontecerá de 19 a 22 de agosto na Vila Olímpica do Albertão. A programação está repleta de shows, apresentações de quadrilhas e de grupos culturais do Piauí e do Maranhão, além de concurso de grafite.