Publicada em 23 de Outubro de 2015 �s 16h56
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), promove a I Oficina de Segurança do Paciente. As palestras acontecem durante toda esta sexta-feira (23) e contam com a presença dos membros do núcleo de segurança do paciente de hospitais regionais e estaduais.
As discussões abordam temas sobre a cultura de segurança, plano de segurança e gerenciamento de risco, princípios da segurança do paciente e uso do sistema de notificação. A Oficina é um espaço aberto para debates, palestras e esclarecimentos de dúvidas a cerca dos temas.
Um dos destaques da oficina é sobre a importância do uso do Sistema de Notificação para Vigilância Sanitária (Notivisa). “O sistema via internet recebe notificações do Brasil inteiro, ele tem como objetivo criar um canal único de comunicação entre instituições, profissionais de saúde e os cidadãos, para notificação e investigação de ocorrências relacionadas à saúde”, explica Lucélia, Coordenadora de Sangue e Hemoderivados da Divisa. O procedimento foi demonstrado durante a palestra, explicando o passo a passo de como realizar o cadastro e efetuar notificações.
A oficina conta ainda com a palestrante Susane Castro, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV. Ela destaca a importância da mudança de atitude do profissional de saúde. “Alguns procedimentos são simples e básicos, como a higienização constante das mãos, a postura do profissional de saúde precisa ser diferente para diminuir a chance de erros e o risco”, explicou Susane.