A presidente Dilma Rousseff se reunirá com seu colega americano, Barack Obama, em Nova York na próxima terça-feira (20), um dia antes de discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, informou nesta quinta-feira o porta-voz da Presidência, Rodrigo Banea.
Dilma deve chegar a Nova York no domingo (18) e no dia seguinte participará de uma reunião sobre doenças não-transmissíveis e de um colóquio sobre a atuação das mulheres na política, ambos organizados pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Baena declarou que a reunião com Obama será na terça-feira e que, após um encontro privado, ambos comparecerão à abertura oficial da Sociedade de Governo Aberto, uma iniciativa promovida por Brasil e Estados Unidos.
Essa nova instância da ONU, destinada a promover boas práticas na gestão pública, será supervisionada por um comitê diretor do qual farão parte também Filipinas, México, África do Sul, Noruega, Indonésia e Reino Unido.
Em seguida, Dilma se encontrará com o presidente do México, Felipe Calderón, e à noite participará de um jantar organizado pela organização Woodrow Wilson International Center for Scholars, que a homenageará com um prêmio por seu serviço público.
Na quarta-feira (21), a presidente terá um encontro privado com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
O primeiro discurso corresponde por tradição ao Brasil e esta será a primeira vez que o encontro dos líderes mundiais será inaugurado por uma mulher, destacou o porta-voz.
Na quinta-feira, antes de retornar a Brasília, Dilma participará de um encontro sobre segurança nuclear e de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre diplomacia preventiva.