Piaui em Pauta

-
-

Dilma inaugura importantes obras incompletas no Rio

Publicada em 02 de Junho de 2014 �s 08h38


Dilma Rousseff de chocalho, ao lado do prefeito Eduardo Paes, na inauguração: só elogios ao BRT    Dilma Rousseff de chocalho, ao lado do prefeito Eduardo Paes, na inauguração: só elogios ao BRT    Clique para ampliarDilma Rousseff de chocalho, ao lado do prefeito Eduardo Paes, na inauguração: só elogios ao BRT   Às vésperas da Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff inaugurou ontem no Rio duas das mais importantes obras prometidas para o Mundial: a ampliação do terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim e o BRT Transcarioca (Barra-Galeão). Ambas, no entanto, ainda estão inacabadas, sem data para conclusão, embora constassem do programa de compromissos do governo brasileiro para o evento. No aeroporto, Dilma Rousseff visitou o setor 2 de desembarque e descerrou uma placa alusiva à inauguração. Na verdade, o trecho que ela visitou já estava aberto ao público desde janeiro. Os tapumes, decorados com fotos do Rio, escondiam as escadas rolantes paradas que dão acesso ao piso inferior. Apenas as obras do embarque da zona restrita a autoridades e três esteiras de bagagem foram concluídas. saiba mais Hospitais de referência para a Copa apresentam problemas Paes desiste de criar regras para ordenar manifestações na cidade PM terá mais 1.600 soldados nas ruas a partir desta segunda-feira Brasileiro cria de café do Maracanã a tanga com bojo para lucrar com Copa A 14 dias da Copa, diárias de imóveis para alugar caem 25% no Rio, diz Creci Leia mais sobre Copa do Mundo 2014 A reforma do Tom Jobim é parte de um plano de revitalização com custo de R$ 355 milhões, iniciado em 2008. Também não foram concluídas as obras do terminal 1, entregues apenas no setor A, por causa de uma sucessão de atrasos. Dados disponíveis no Portal da Transparência da Copa — site mantido pela União — confirmam que as datas não foram cumpridas. As obras nas pistas e nos pátios foram finalizadas em março deste ano, com cinco meses de atraso. O prazo original para as intervenções no terminal visitado pela presidente era abril de 2011. Já no terminal 1, a data prevista inicialmente era setembro de 2012. Em Madureira, Dilma Rousseff afirmou que as obras de infraestrutura que estão sendo feitas não são para a Copa, mas para o Brasil: — Diziam que a Copa não teria legado e inauguramos o terminal 2 do Galeão. Não estamos inaugurando aeroporto para a Copa, mas sim para todos os brasileiros. Antigamente, avião era transporte de elite. Era. Passamos de 33 milhões de passageiros/ano para 133 milhões de passageiros/ano, porque muita gente que não podia passou a poder viajar de avião. Acusam a gente de transformar aeroporto em uma grande rodoviária. Mas isso não tem mal nenhum Nós transformamos o aeroporto numa grande rodoviária, porque não tem mal nenhum em rodoviária. É um aeroporto de qualidade, porque o povo brasileiro merece o que há de melhor — disse Dilma. A presidente também circulou por várias estações do corredor do BRT Transcarioca (Barra-Galeão) que ainda estão sem data para ser abertas porque o prazo original previsto para a conclusão dos projetos não foi cumprido. Ainda segundo o Portal da Transparência, o BRT deveria estar concluído em fevereiro de 2013. Das 47 estações planejadas, apenas 22 estarão em operação durante a Copa e, mesmo assim, em horários predeterminados. A implantação do sistema precisa ser gradual para o usuário se acostumar às mudanças, já que o Transcarioca prevê alterações de itinerários e cortes de linhas de ônibus que devem ser implantados em pelo menos três meses. A presidente fez elogios ao corredor viário: — O BRT é um presente para o Rio de Janeiro. Só as coisas grandes deste país deram samba. Não adianta dizer que há 49 anos atrás alguém pensou. O que importa é que alguém realizou. Na maioria das estações, no entanto, os equipamentos de bilhetagem eletrônica e sinalização que são fornecidos pelo Rio Ônibus sequer foram instalados. Do Tom Jobim até Madureira, a presidente passou por 20 estações. Destas, apenas as duas que atendem ao aeroporto e a Vicente de Carvalho serão abertas ao público na próxima quarta-feira, num serviço semiexpresso até o Terminal Alvorada, na Barra, das 5h às 23h. Hoje, entram em operação, fora do horário do rush (das 10h às 15h), as estações entre Alvorada e Largo do Tanque (Jacarepaguá). A estação inaugurada com samba em Madureira, que fará conexão com a rede ferroviária, ainda não tem data para abrir. E mesmo antes da entrada em operação já há previsão de mais obras. Na última sexta-feira, a prefeitura abriu licitação de R$ 3 milhões para construir uma nova passarela de pedestres que ligará duas estações da Taquara próximo a conjuntos habitacionais.. O pedido foi feito por moradores da região ao subprefeito da Barra, Alex Costa. A nova passarela deve ficar pronta no início de 2015. ATRASOS NO CRONOGRAMA O município havia prometido entregar para a inauguração ao menos a infraestrutura do corredor viário prevista no projeto. Mas o relógio venceu a corrida contra o tempo em alguns trechos do BRT. No Terminal do Fundão, os operários conseguiram concluir apenas no sábado a implantação da infraestrutura da estação, mas os vidros não foram instalados. Ao longo de várias estações da Zona Norte, era possível ver entulho acumulado. Ontem, em Madureira, na Avenida Ministro Edgard Romero, defeitos na pista do BRT eram reparados a duas horas da chegada de Dilma. A prefeitura argumenta que o objetivo foi atingido, pois o turista que desembarcar no Tom Jobim poderá chegar ao Maracanã ou à Zona Sul fazendo baldeação na estação do Metrô em Vicente de Carvalho. Ontem, o prefeito Eduardo Paes fazia referência a um atraso de três meses na conclusão do projeto. E lembrou que o conceito do BRT Transcarioca surgiu em 1965, num plano urbanístico desenvolvido na gestão do ex-governador Carlos Lacerda. — O que são três meses para quem esperou 49 anos?— disse o prefeito. Ainda em Madureira, a presidente Dilma Rouseff assinou convênio para um empréstimo de R$ 2,7 bilhões do BNDES à prefeitura do Rio. Os recursos serão usados para concluir projetos de mobilidade urbana dos Jogos Olímpicos de 2016, incluindo o lote zero do Transoeste (Alvorada—Jardim Oceânico), a interligação do BRT Transolímpico com o BRT Transbrasil; as obras de duplicação da Avendia Salvador Allende; de ampliação do Elevado do Joá; de construção da ciclovia da Avenida Niemeyer; de interligação do túnel da via expressa do Porto com o mergulhão da Praça Quinze, no Centro; e de urbanização do entorno do Engenhão. A prefeitura entrará com R$ 301 milhões. Ao fim do evento, cerca de 50 manifestantes se concentraram em frente à Estação de Madureira. Eles protestaram contra os gastos da Copa. Junto ao grupo, estavam representantes do Sindicato Estadual dos Professores, que aproveitaram para reivindicar verbas para a educação. Em Manguinhos, na Zona Norte, a presidente também inaugurou um conjunto habitacional construído no terreno da antiga fábrica da CCPL. As chaves que ela entregou aos moradores eram simbólicas, já que os 564 apartamentos, prontos desde março, só serão ocupados a partir do dia 9. Ainda faltam equipamentos de combate a incêndio e o certificado de habite-se, que a Secretaria estadual de Obras espera para esta semana. O conjunto é na verdade a primeira fase do projeto original de 25 blocos, com custo total de R$ 110 milhões.

» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Vooz �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA