Diagnóstico habitacional....
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEMHAB), realizará o seminário de apresentação do Diagnóstico do Setor Habitacional (PLHIS), no próximo dia 05 de maio, na Central de Artesanato Mestre Dezinho.
O Plano Local de Habitação e de Interesse Social (PLHIS) constitui um conjunto articulado de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacional, servindo para orientar as ações do município.
O Plano teve início no dia 21 de março de 2012. Foram 08 oficinas nas zonas urbana e rural, com a participação de representações sociais e lideranças comunitárias, que identificaram os déficits quantitativos, representando a necessidade de construção de novas moradias, e déficits qualitativos, representando as carências de infraestrutura. Os dados que compõem a pesquisa serão entregues ao município em forma de banco de dados e será uma ferramenta de apoio às questões habitacional e social.
O dia 02 de abril de 2012 marcou a conclusão dos trabalhos de elaboração do Diagnóstico do Setor Habitacional, etapa prevista no processo de Elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social da capital.
A realização dessas oficinas ocorreu de forma democrática e participativa. Trabalhando de maneira articulada, as equipes técnicas da PMT, SEMHAB e CONSPLAN, formada por gestores, gerentes das GEHAB (Sul, Norte, Leste e Sudeste), assistentes sociais, geógrafo, bióloga e jornalistas, dentre outros profissionais, juntamente com lideranças comunitárias, representações de classes, movimentos sociais organizados, nivelaram conceitos sobre o Processo de Elaboração do PLHIS, bem como identificando informações sobre ocupações irregulares, assentamentos precários, déficit habitacional e os vazios urbanos que podem atender a demanda habitacional do município.
Vale ressaltar que as informações levantadas nestas oficinas servirão de base para estabelecer os programas e ações específicas que viabilizem a produção de novas moradias, realocações de habitações em áreas de risco e áreas de preservação permanente, bem como promover a regularização fundiária no território municipal de Teresina.
A importância do PLHIS, de acordo com a secretária Municipal de Habitação, Viviane Moura, deve-se ao fato de se tratar de um trabalho de base, para a criação de um planejamento do município: "o plano prevê a elaboração de um diagnóstico dos problemas habitacionais do município, com vistas à implementação de sua política habitacional, através de um planejamento estratégico de ação e priorização dos investimentos nessa área", destaca Viviane.