Publicada em 19 de Maio de 2015 �s 16h55
Um dia de cidadania marcou as comemorações do Dia do Defensor Público, nesta terça-feira (19), com a realização de atendimento da Defensoria Pública para a comunidade da Vila Irmã Dulce e adjacências. O trabalho foi desenvolvido no Centro da Juventude Santa Cabrini e contou com ações da Defensoria Itinerante dentro do Programa Justiça Itinerante, além de orientações jurídicas e educação em direito. A iniciativa fez parte das comemorações da Semana Nacional da Defensoria Pública, que transcorre até o próximo sábado (23).
A abertura das atividades contou com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Piauí e dos jovens integrantes do Projeto ViraVida, que aproveitaram para fazer uma homenagem aos Defensores Públicos presentes. Falando em nome dos líderes comunitários da região, José Alves, mais conhecido como Balalão, destacou a iniciativa. "Queremos agradecer à Defensoria Pública por esse evento na nossa comunidade. E agradecer também a todas as lideranças comunitárias que se empenharam para que ele acontecesse", afirmou.
A Defensora Pública Geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, destacou o diferencial da comemoração do Dia do Defensor, com a ida da Instituição até uma comunidade. "É com imensa alegria que estamos aqui para comemorar o Dia do Defensor. Aproveitamos para agradecer a Irmã Denise e a Irmã Glória, que gentilmente nos cederam essa espaço. Queremos apresentar aqui quem somos, o que fazemos, quantos somos. Dentro do peito de cada um de nós bate um coração vocacionado de defensor público, uma porta de abertura para a cidadania. Pois é isso que a gente faz, permitir o acesso à Justiça para aquelas pessoas que não têm condições. Aproveito ainda para agradecer a Banda da Polícia Militar, pela gentileza de estar aqui conosco, ao Projeto ViraVida e a cada Defensor, Servidor, Estagiário da Defensoria que, com seu trabalho e dedicação, permitiram que esse evento acontecesse. Destacar também a colaboração e a nossa parceria com os movimentos comunitários dessa região. Defensoria é isso. É estar perto de vocês, fazendo com que nossa Instituição seja cada vez mais fortalecida e possa cumprir com sua missão constitucional, que é prestar serviço público com qualidade", afirmou.
A comunidade da Vila irmã Dulce e dos bairros próximos como Esplanada, Residencial Eduardo Costa e Porto Alegre compareceu ao centro Comunitário, onde pôde ser atendida e orientada por Defensores Públicos em várias áreas como direitos da mulher, direitos humanos, do consumidor, saúde, entre outros. O atendimento da Defensoria Itinerante, dentro do Programa Justiça Itinerante, também atraiu número significativo de pessoas.
Antônia Gomes de Sousa, que é repentista e moradora da Vila Irmã Dulce viu como positivo o trabalho. "Esse é um momento muito satisfatório para a nossa comunidade. Aqui estamos sendo atendidos com uma estrutura excelente e, além desse conforto, é bom demais a gente receber essas orientações", disse. "Fiquei satisfeita com a agilidade do atendimento. Vim aqui para a retificação do registro do meu filho e estou satisfeita com a forma como estou sendo atendida", afirmou a cabeleireira Rosilene Lima, moradora do bairro Esplanada. Romualdo Filho, foi outro que disse estar contemplado pelo atendimento. "É uma satisfação ver a Defensoria aqui na comunidade da gente, especialmente com a Itinerante, que a gente sabe que contribui muito para resolver os problemas, ainda mais desse povo aqui que é tão carente", declarou.
O Presidente da Associação de Moradores do Esplanada, Rainôu Soares Silva também ressaltou o quanto foi bom receber a Defensoria na região. "É uma maravilha, pois aqui é uma região carente, onde muitas vezes as pessoas não têm nem o vale transporte para se dirigirem para o centro, então a Defensoria estar aqui é ótimo. Estamos muito felizes em receber todos na nossa região. Valeu demais", destacou.
O subdefensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis considerou positiva a ida da Defensoria Pública até a Vila Irmã Dulce. 'É muito importante trazer a Defensoria para dentro das comunidades. Essa é uma ação que deve ser repetida em outros bairros, fazer parte do calendário de eventos da nossa Instituição, nos aproximando cada vez mais da população", afirmou.
As atividades da Semana Nacional do Defensor Público prosseguem nesta quarta-feira, dia 20, com o lançamento do 0800 da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública, que acontecerá às 9h, na Sala do Ouvidor do Espaço Cidadania, localizado na avenida João XXIII, 865, no bairro Jockey Clube.