Dez detentos fugiram das penitenciárias no Piauí durante o domingo (7) de carnaval. Dos que fugiram, sete foram da Colônia Agrícola Major César Oliveira e três do Hospital Penitenciário. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), que em nota informou que nove foram recapturados e um continua foragido.
Segundo o Sindicato Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a fuga já era esperada porque a unidade prisional ainda não passou por reformas. De acordo com o diretor administrativo Vilobaldo Carvalho, as grades da Penitenciária Major César, unidade prisional que teve o número maior de detentos foragidos, estão velhas ao ponto de serem facilmente arrebentadas.
Vilobaldo contou ainda que a segurança fica comprometida porque não há vigilância integral no presídio porque, segundo ele, os policiais não ficam em seus postos nem nas guaritas em tempo integral.
O detento que ainda continua foragido foi identificado como Diego Anderson Passos Nery. A Sejus informou que o presidiário continua sendo procurado por equipes da polícia. A operação de recuperação dos presos foi conduzida por agentes penitenciários e com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa.