Publicada em 28 de Janeiro de 2015 �s 14h23
No Dia Mundial da Não Violência, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por intermédio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), promoverá uma ação especial, nesta sexta-feira (30), no cruzamento das Avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, das 7h às 9h. A mobilização contará com a presença do Projeto Samuzinho e parceiros do Sistema Nacional do Trânsito.
A atividade tem como objetivo pedir a paz no trânsito, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre o papel que cada um desempenha neste ambiente e qual o comportamento seguro. Para a diretora da EPT, Jeovanna Moura, o Dia Mundial da Não Violência representa uma postura que deve ser assumida por todos, seja em casa, na escola, na rua e, principalmente, no trânsito.
“Buscamos sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre educação, gentileza, paciência e prudência no trânsito, assim evitando acidentes. O respeito ao próximo, o respeito à vida são fundamentais para que não haja violência no trânsito e, quando cada envolvido faz a sua parte, os riscos diminuem para todos”, destaca a diretora.
O dia 30 de janeiro foi proclamado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia da Não Violência, em homenagem a Gandhi cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, à solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.