Três detentos fugiram da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Litoral do Piauí, por volta de 4h desta segunda-feira (27). Segundo André Seixas, representante do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), quatro homens tentaram fugir pulando o muro, mas apenas o trio conseguiu deixar as dependências do presídio. A fuga de um deles foi abortada pelos agentes. André Seixas revelou que os presos saíram das celas, após serrarem as grades.
“Eles estavam presos em duas celas da Ala 7 do presídio. Na madrugada desta segunda conseguiram serrar as grades e em seguida os presos quebraram o cadeado do portão que dá acesso à área externa da penitenciária. No entanto, para deixar o local eles precisavam escalar o muro e apenas três dos quatro conseguiram pular a muralha. Um agente viu quando um preso tentava deixava a unidade e conseguiu prendê-lo”,contou.
A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender dois fugitivos. Um dos detentos continua foragido da polícia. “A dupla foi encontrada próximo à penitenciária. O outro homem se escondeu dentro de um matagal localizado perto do presidio. Os policiais estavam fazendo buscas no local com o objetivo de recapturá-lo”, disse André.
Com os detentos os policiais encontraram duas serras e um celular com bateria. Segundo André Seixas, os equipamentos usados para serrar as grades podem ter sido entregues durante visitas ou jogados pela muralha e encontrados pelos presos que fazem trabalho na parte externa.
Os três homens que conseguiram escapar da prisão respondem por tráfico de drogas, assalto e homicídio. De acordo com André, um deles matou um companheiro de cela em Parnaíba.
Para o Sindicato, a fuga desta segunda-feira é o resultado da superlotação da Penitenciária de Parnaíba, pois a unidade prisional tem capacidade para 136 pessoas e atualmente 370 estão presas no local.